Unidade de Corumbá cria estrutura de monitoramento do sistema de abastecimento de água

03/01/2023 08:39:32

Funcionários da unidade de Corumbá

A unidade da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), em Corumbá, criou uma estrutura eficaz de monitoramento do sistema de abastecimento de água visando modernizar os serviços e aprimorar o atendimento ao consumidor.

Na prática, a equipe de eletromecânicos da GERCO (Gerência Regional de Corumbá) desenvolveu um Laboratório de Simulação de Sistema de Abastecimento, cujo objetivo é promover melhorias nas instalações e até localizar eventuais vazamentos.

Apesar de o serviço de abastecimento de água potável ser universalizado em Mato Grosso do Sul, a Sanesul continua investindo no setor no sentido de garantir a segurança hídrica nos 68 municípios nos quais mantém a concessão dos serviços públicos.

De acordo com o Supervisor da GERCO, Márcio Bueno, a ideia é que, por meio do laboratório, seja possível desenvolver ações didáticas e de treinamento, bem como executar simulações de ocorrências no sistema, como “pressurização de rede, instalações de boosters, localização de vazamentos e, com isso, promover melhorias no sistema”.

“Com as informações coletadas na simulação será possível aplicar soluções na prática e assim haverá ganho de tempo e de produtividade, aumentando a qualidade da prestação dos nossos serviços, uma vez que quaisquer erros ou adversidades serão detectadas e corrigidas no laboratório, sendo aplicada a campo a solução proposta com eficácia”, atesta o Supervisor.

Ele conta que pelo sistema, os operadores têm todas as informações na tela do computador do CCO (Centro de Controle Operacional), sala anexa ao Laboratório Operacional da ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade.

Segundo Márcio Bueno, toda a atividade foi realizada com o apoio do coordenador Arthur Emmanuel. “Também tivemos e estamos contando com o apoio das gerencias GEMA, GEDEO, GECO, GETI, GEINFRA, entre outras, acrescenta ele.

SIMULADOR

Ele explica que os eletromecânicos da Regional GERCO/Corumbá desenvolveram com sucesso um projeto para aplicação em treinamentos e simulações de programação e automação de sistemas elétricos com controles de pressão e vazão sem provocar prejuízo no abastecimento e com utilização prática em soluções hidráulicas para combate a perdas e melhoria de eficiência energética.

O simulador está equipado com inversores de frequência, rádios transmissores, fontes, chaves seletoras, reguladores de níveis e manômetros exatamente iguais aos utilizados no sistema das Unidades de Corumbá e Ladário.

A bancada didática tem como objetivo principal a melhoria contínua da mão de obra dos eletromecânicos com treinamentos constantes. “Por meio do sistema é possível aperfeiçoar cada vez mais conhecimentos sobre equipamentos, sistemas elétricos e hidráulicos e condições de adversas encontradas, podendo oferecer soluções mais assertivas para os possíveis problemas que possam surgir”, acrescenta o Supervisor.