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Memória

Ao longo dos anos, a história da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) foi marcada por muitas conquistas que, através do aumento progressivo do saneamento em Mato Grosso do Sul, se traduziram em mais saúde e qualidade de vida para a população.

Confira abaixo as datas significativas desta história:

1979

A Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979, por meio do Decreto Estadual nº 071/79, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e desde então é uma empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a divisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), iniciou suas operações atendendo um total de 52.200 ligações de água e esgoto, atuando em 17 localidades: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Ao final de 1979, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e operava em mais duas cidades: Caarapó e Rio Negro.

1982

A Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979, por meio do Decreto Estadual nº 071/79, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e desde então é uma empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a divisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), iniciou suas operações atendendo um total de 52.200 ligações de água e esgoto, atuando em 17 localidades: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Ao final de 1979, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e operava em mais duas cidades: Caarapó e Rio Negro.

1997

Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Unidade Naviraí.

1998

Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Unidade Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba.

2000

Sanesul implanta Central de Atendimento ao Cliente, cujas ligações poderiam ser realizadas em horário comercial, se segunda a sexta-feira.

2005

Sanesul implanta Microsiga, sistema que permite controlar os processos de empresa, composto por dezoito módulos: Gestão de Pessoal, Medicina e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários, Treinamento, Terminal de Consulta Funcionário - Rh on Line, Gestão Plano de Saúde (Unimed), Avaliação e Pesquisa de Desempenho, Compras, Estoque/Custos, Gestão de Contratos, Gestão de Obras, Faturamento, Contabilidade Gerencial, Solicitação de Viagem, Financeiro, Ativo Fixo, Processo Trabalhista e Livro Fiscal.

Sanesul implanta o SIIG, Sistema de Informações e Indicadores Gerenciais que unifica em um único Banco de Dados as informações da empresa.

2008

Sanesul conquista Prêmio Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), iniciativa do Governo Federal que premia organizações que investem na gestão profissional dos negócios e na governança corporativa.

-Sanesul implanta Agência Virtual, para solicitação online de serviços.

-A Sanesul implanta leitura impressão simultânea de contas de água e esgoto, sistema de faturamento que permite a impressão da conta de água no momento da leitura do medidor (hidrômetro) para todos os consumidores.

2009

Sanesul implanta Portal da Intranet, onde os funcionários têm acesso a toda estrutura da empresa, como ela funciona, quais seus objetivos, notícias e aos links dos demais sistemas.

-Sanesul implanta o ProcisWeb (Sistema de Procedimentos Comerciais Integrados da Sanesul). É o sistema de gestão comercial da Empresa, utilizado em todas as regionais e operado de forma integrada, tendo como principais objetivos controlar faturamento, arrecadação, cadastro clientes, cadastros de solicitações de ordem de serviço, medição, atendimento ao publico e outros.

2010

Sanesul implanta Plano de Empregos, Carreiras e Salários.

-Laboratório Central da Sanesul recebeu certificado de Acreditação da ISSO/IEC 17028:2005 pelo Inmetro

2011

A Caixa Econômica Federal concedeu à Sanesul o conceito "A" na classificação de risco, colocando a Empresa entre aquelas que possuem maior capacidade de captação de recursos por meio de financiamento. A nota foi atribuída após uma análise econômico-financeira realizada pelo banco.

-A Revista Exame classificou a Sanesul como a terceira maior empresa de Mato Grosso do Sul e a 74ª do Centro-Oeste.

2012

-Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Unidades Dourados e Ponta Porã, nível Básico.

-Sanesul inaugura sua sede própria em Campo Grande. O prédio localiza-se na Rua Dr. Zerbini, 421, Bairro Chácara Cachoeira. São 7.300 metros quadrados de área construída, em um terreno de 6.630 m², divididos em três andares. Ao todo, são 126 vagas de estacionamento, 72 salas (cinco para reuniões e duas para treinamento), auditório com capacidade para 80 pessoas, consultório médico e psicológico e biblioteca. Além disso, o prédio conta com sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva.

-Visando a inclusão e melhor atendimento dos cliente com deficiência visual , a Sanesul implantou a conta de água e esgoto em braile.

-Sanesul implanta Sicone, Sistema para controle das contas de energia elétrica das concessionário que a empresa recebe serviços. -Sanesul implanta HelpDesk, sistema que tem por objetivo controlar o atendimento prestado pela GETI na parte manutenção e desenvolvimento de sistemas.

2013

Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Unidade Coxim nível Básico e Unidade de Naviraí nível I.

-Sanesul implanta ouvidoria, com o objetivo de ser um canal de comunicação permanente de representação dos clientes da Empresa por meio do registro de sugestão, elogio, solicitação, reclamação e denúncia.

-Sanesul conquista Certificado de Compromisso com a Excelência para Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.

-Sanesul implanta pesquisa de satisfação e livro de reclamação nos escritórios de atendimento ao cliente.

-A revista Isto É Dinheiro classificou a Sanesul no topo do ranking nacional das empresas de saneamento com faturamento até R$ 400 milhões, ficando à frente de empresas públicas e privadas.

-O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atestou que Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com menor número de internações hospitalares causadas por doenças veiculadas pela água.

-Sanesul implanta Canal de Ideias, instrumento de registro sistemático das sugestões dadas pelos empregados, que podem ser compartilhadas com toda a Empresa.

2014

Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Regional de Corumbá nível Básico, Unidade de Coxim nível I e Unidade de Naviraí nível II.

-Sanesul conquista Prêmio Inovação da Gestão em Saneamento (IGS) – Case Finalista.

-Sanesul conquista X Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública – 2º lugar.

-Sanesul implanta ordem de serviço eletrônica. Todas as solicitações feitas pelo cliente chegam simultaneamente, online, via smartphones para as equipes de campo, agilizando o atendimento além de reduzir os custos com papel e combustível.

-Sanesul institui Call Center para atendimento via telefone 0800 que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

-Sanesul implanta SAS (Sistema de Solicitação e Atendimento de Serviços), que tem como objetivo controlar os atendimentos de serviços de várias gerências.

-Sanesul implanta Opine!, sistema que tem a finalidade de realizar pesquisas de opinião. As respostas não são vinculadas ao usuário, o que garante o anonimato.

2015

Para aproximar ainda mais o contato com os clientes, Sanesul cria perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.

-Sanesul inicia digitalização de todos os documentos apresentados pelos clientes em suas solicitações, economizando papel e melhorando eficiência no arquivamento das informações.

RELAÇÃO DE EX-PRESIDENTES DA SANESUL

  • 1º Luiz Otávio Mota Pereira (02/02/1979 a 03/07/1979)

  • 2º Abrão José Netto (04/07/1979 a 14/03/1983)

  • 3º Frederico Vitório Valente (15/03/1983 a 15/03/1987)

  • 4º Abrão José Netto (16/03/1987 a 01/02/1989)

  • 5º Carlos Augusto Melke (01/02/1989 a 13/02/1990)

  • 6º Cleiton Eustáquio Rocha (14/02/1990 a 14/03/1991)

  • 7º Antônio Carlos Vasques (15/03/1991 a 21/10/1992)

  • 8º José Maria de Paula Pardo (22/10/1992 a 02/01/1995)

  • 9º Aurélio Cance Júnior (03/01/1995 a 31/12/1998)

  • 10º Semy Alves Ferraz (01/01/1999 a 22/02/2000)

  • 11º Anísio Pereira Tiago (23/02/2000 a 06/02/2001)

  • 12º Nereu Fontes (07/02/2001 a 26/09/2001)

  • 13º Antônio Carlos Navarrete Sanches (27/09/2001 a 07/01/2007)

  • 14º José Carlos Barbosa (08/01/2007 a 31/03/2010)

  • 15º Victor Dib Yazbek Filho (01/04/2010 a 30/06/2010)

  • 16º José Carlos Barbosa (01/07/2010 a 02/04/2014)

  • 17º Victor Dib Yazbek Filho (03/04/2014 a 05/02/2015)

  • 18º Marcelo Luiz Bomfim do Amaral (06/02/2015 a 14/06/2015 )

  • 19º Luiz Carlos da Rocha Lima (17/06/2015 a 24/01/2019)

  • 20º Walter Bendito Carneiro Junior (25/01/2019 até a 30/03/2022)

  • 21° Marta Rocha (31/03/2022 até 07/10/2022)

  • 22° Walter Bendito Carneiro Junior (07/10/2022 até 31/01/2023)

  • 23° Renato Marcílio da Silva (01/02/2023 até data atual)

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