1979
A Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979, por meio do Decreto Estadual nº 071/79, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e desde então é uma empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Com a divisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), iniciou suas operações atendendo um total de 52.200 ligações de água e esgoto, atuando em 17 localidades: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.
Ao final de 1979, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e operava em mais duas cidades: Caarapó e Rio Negro.
1982
A Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979, por meio do Decreto Estadual nº 071/79, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e desde então é uma empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Com a divisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), iniciou suas operações atendendo um total de 52.200 ligações de água e esgoto, atuando em 17 localidades: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.
Ao final de 1979, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e operava em mais duas cidades: Caarapó e Rio Negro.
1997
Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Unidade Naviraí.
1998
Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Unidade Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba.
2000
Sanesul implanta Central de Atendimento ao Cliente, cujas ligações poderiam ser realizadas em horário comercial, se segunda a sexta-feira.
2005
Sanesul implanta Microsiga, sistema que permite controlar os processos de empresa, composto por dezoito módulos: Gestão de Pessoal, Medicina e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários, Treinamento, Terminal de Consulta Funcionário - Rh on Line, Gestão Plano de Saúde (Unimed), Avaliação e Pesquisa de Desempenho, Compras, Estoque/Custos, Gestão de Contratos, Gestão de Obras, Faturamento, Contabilidade Gerencial, Solicitação de Viagem, Financeiro, Ativo Fixo, Processo Trabalhista e Livro Fiscal.
Sanesul implanta o SIIG, Sistema de Informações e Indicadores Gerenciais que unifica em um único Banco de Dados as informações da empresa.
2008
Sanesul conquista Prêmio Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), iniciativa do Governo Federal que premia organizações que investem na gestão profissional dos negócios e na governança corporativa.
-Sanesul implanta Agência Virtual, para solicitação online de serviços.
-A Sanesul implanta leitura impressão simultânea de contas de água e esgoto, sistema de faturamento que permite a impressão da conta de água no momento da leitura do medidor (hidrômetro) para todos os consumidores.
2009
Sanesul implanta Portal da Intranet, onde os funcionários têm acesso a toda estrutura da empresa, como ela funciona, quais seus objetivos, notícias e aos links dos demais sistemas.
-Sanesul implanta o ProcisWeb (Sistema de Procedimentos Comerciais Integrados da Sanesul). É o sistema de gestão comercial da Empresa, utilizado em todas as regionais e operado de forma integrada, tendo como principais objetivos controlar faturamento, arrecadação, cadastro clientes, cadastros de solicitações de ordem de serviço, medição, atendimento ao publico e outros.
2010
Sanesul implanta Plano de Empregos, Carreiras e Salários.
-Laboratório Central da Sanesul recebeu certificado de Acreditação da ISSO/IEC 17028:2005 pelo Inmetro
2011
A Caixa Econômica Federal concedeu à Sanesul o conceito "A" na classificação de risco, colocando a Empresa entre aquelas que possuem maior capacidade de captação de recursos por meio de financiamento. A nota foi atribuída após uma análise econômico-financeira realizada pelo banco.
-A Revista Exame classificou a Sanesul como a terceira maior empresa de Mato Grosso do Sul e a 74ª do Centro-Oeste.
2012
-Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Unidades Dourados e Ponta Porã, nível Básico.
-Sanesul inaugura sua sede própria em Campo Grande. O prédio localiza-se na Rua Dr. Zerbini, 421, Bairro Chácara Cachoeira. São 7.300 metros quadrados de área construída, em um terreno de 6.630 m², divididos em três andares. Ao todo, são 126 vagas de estacionamento, 72 salas (cinco para reuniões e duas para treinamento), auditório com capacidade para 80 pessoas, consultório médico e psicológico e biblioteca. Além disso, o prédio conta com sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva.
-Visando a inclusão e melhor atendimento dos cliente com deficiência visual , a Sanesul implantou a conta de água e esgoto em braile.
-Sanesul implanta Sicone, Sistema para controle das contas de energia elétrica das concessionário que a empresa recebe serviços. -Sanesul implanta HelpDesk, sistema que tem por objetivo controlar o atendimento prestado pela GETI na parte manutenção e desenvolvimento de sistemas.
2013
Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Unidade Coxim nível Básico e Unidade de Naviraí nível I.
-Sanesul implanta ouvidoria, com o objetivo de ser um canal de comunicação permanente de representação dos clientes da Empresa por meio do registro de sugestão, elogio, solicitação, reclamação e denúncia.
-Sanesul conquista Certificado de Compromisso com a Excelência para Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.
-Sanesul implanta pesquisa de satisfação e livro de reclamação nos escritórios de atendimento ao cliente.
-A revista Isto É Dinheiro classificou a Sanesul no topo do ranking nacional das empresas de saneamento com faturamento até R$ 400 milhões, ficando à frente de empresas públicas e privadas.
-O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atestou que Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com menor número de internações hospitalares causadas por doenças veiculadas pela água.
-Sanesul implanta Canal de Ideias, instrumento de registro sistemático das sugestões dadas pelos empregados, que podem ser compartilhadas com toda a Empresa.
2014
Sanesul conquista Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – Regional de Corumbá nível Básico, Unidade de Coxim nível I e Unidade de Naviraí nível II.
-Sanesul conquista Prêmio Inovação da Gestão em Saneamento (IGS) – Case Finalista.
-Sanesul conquista X Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública – 2º lugar.
-Sanesul implanta ordem de serviço eletrônica. Todas as solicitações feitas pelo cliente chegam simultaneamente, online, via smartphones para as equipes de campo, agilizando o atendimento além de reduzir os custos com papel e combustível.
-Sanesul institui Call Center para atendimento via telefone 0800 que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
-Sanesul implanta SAS (Sistema de Solicitação e Atendimento de Serviços), que tem como objetivo controlar os atendimentos de serviços de várias gerências.
-Sanesul implanta Opine!, sistema que tem a finalidade de realizar pesquisas de opinião. As respostas não são vinculadas ao usuário, o que garante o anonimato.
2015
Para aproximar ainda mais o contato com os clientes, Sanesul cria perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.
-Sanesul inicia digitalização de todos os documentos apresentados pelos clientes em suas solicitações, economizando papel e melhorando eficiência no arquivamento das informações.