ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul recebe certificação do ‘Projeto Acertar’ por boas práticas e informações confiáveis

A certificação foi entregue pelo presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, durante reunião de encerramento dos trabalhos de auditoria do órgão.
Escrito por ACOM/SANESUL
15/12/2022 10:10:24    


Walter Carneiro Júnior recebeu a certificação das mãos do presidente da Agems, Carlos Alberto Assis

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) recebeu na última quarta-feira (14), durante evento na Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a certificação do 2º Ciclo do “Projeto Acertar”.

Criado pelo MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional), o Projeto Acertar analisa os procedimentos internos das companhias para atestar a confiança das informações prestadas ao SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

A certificação foi entregue pelo presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, durante reunião de encerramento dos trabalhos de auditoria do órgão.

“Os trabalhos de auditoria e certificação consistiram na avaliação do nível de confiança das informações declaradas pela Sanesul, quanto à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário nos 68 municípios regulados e fiscalizados pela Agems em 2020. Isso demonstra compromisso e agilidade para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, afirmou Carlos Alberto de Assis.

Na pratica, o projeto surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil.

Neste 2º Ciclo verificou-se um avanço satisfatório por parte da Sanesul em relação aos aspectos avaliados no 1º Ciclo. Foram avaliados 78 controles, que contemplam 12 processos de gestão, tais como, comercial, operacional, folha de pagamento, contábil, entre outros.

“Com a implementação do Projeto Acertar, a qualidade das informações produzidas tende a proporcionar a compreensão de fatores que levam à eficiência, a qualidade dos serviços, ao planejamento e monitoramento das ações do setor de saneamento”, explica a diretora de saneamento e resíduos sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto.

Walter Carneiro Júnior participou ato acompanhado do advogado e assessor de Governança da Sanesul, Cristiano de Souza.

Em âmbito estadual, a certificação das informações foi realizada com equipe própria da Agems e é composta por etapas como o “mapeamento de processos, identificação de riscos, avaliação de Confiança, avaliação de Exatidão e certificação das informações do SNIS.

Para chegar até a certificação, foram analisados 25 indicadores que demandaram 120 testes de controle, que permitem certificar processos internos de oito áreas.

Auditoria

Os testes de controle em auditoria representam as ações e atividades - realizadas pela equipe de auditoria órgão - suficientes para certificar se o resultado do indicador disponibilizado no sistema SNIS apresenta confiança e exatidão.

Com a implementação do Projeto Acertar, realizada com os servidores da Agems, a análise dos controles e das informações prestadas pela Sanesul apresentam uma tendência de aumento na confiança e na qualidade dos dados e indicadores propiciando a eficiência, qualidade dos serviços, o planejamento e o monitoramento das ações do setor.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.