Em celebração ao Dia da Árvore, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) inicia uma programação especial nos municípios onde a empresa opera os sistemas de água e esgotamento sanitário.
O slogan da campanha deste ano é "Semear um amanhã mais sustentável”, em vários canais do Estado.
Será uma semana de atividade com plantio de mudas nativas para o reflorestamento nas comunidades. Para isso, conta com o apoio dos empregados das unidades locais e suas respectivas regionais.
Este ano, serão doadas 11.400 mudas nativas de árvores das espécies jabuticaba, jacarandá e ipê amarelo, rosa e branco, com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente. Dessas, 9.700 serão distribuídas em tubetes e 1.700 mudas já possuem tamanho superior a 0,5 m.
A equipe da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente está no comando das ações desde projeto que, todos os anos, leva a mensagem positiva sobre como as árvores são essenciais para ao equilíbrio do planeta e, portanto, à vida.
Entrega para a AGEMS – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul que recebeu 100 mudas de ipês para o plantio no Arco dos Ipês na capital
Os motivos são diversos, desde a captura do gás carbônico e a liberação de oxigênio, ao abrigo de animais silvestres, passando pela regulação do clima e da água.
Segundo a gerência do meio ambiente da empresa, além da distribuição para a comunidade, serão plantadas algumas mudas em diferentes locais públicos contando com o apoio de instituições parceiras do Estado como, por exemplo, a AGEMS – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul que recebeu 100 mudas de ipês para o plantio no Arco dos Ipês, localizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Em Paranaíba, haverá uma ação em conjunto com a Prefeitura. Em troca de um alimento não perecível a pessoa ganha uma muda de árvore. Os alimentos serão doados para uma instituição local.
Algumas cidades devem fazer ações de plantio com mudas maiores.
O Dia da Árvore é uma data muito significativa para a Sanesul, que poussui consciência da importância que as florestas têm para a conservação dos recursos hídricos, as nossas águas: rios, riachos, represas, nascentes e lençóis freáticos.