Sanesul promove curso de geração de renda em Rio Verde

25 moradores beneficiados com a rede de esgoto foram capacitados para a fabricação de pães e salgados.
27/03/2023 08:53:48

Nos dias 15 e 16 de março, na dependência do CRAS de Rio Verde de Mato Grosso, a Sanesul realizou mais ações que fazem parte do projeto social que acompanha a obra de esgotamento sanitário implantado no município.

Com a participação de 25 moradores beneficiados com a rede de esgoto, o grupo participou do curso de geração de renda para a fabricação de pães e salgados.

A Gerência de Meio Ambiente e Ação Social da Sanesul – GEMAM é a responsável pelo projeto. Segundo a equipe, os cursos de geração de renda são extremamente positivos, proporcionando independência financeira de homens e mulheres de todas as idades, e a melhoria da qualidade de vida das mesmas.

Ao mesmo tempo, os moradores participam de palestras sobre os impactos ambientais causados no dia a dia, como por exemplo o descarte do óleo de cozinha na rede de esgoto.

É uma oportunidade de orientar a população sobre como preservar o meio ambiente e as redes de coleta de esgoto fazendo o descarte adequado dos resíduos.

O supervisor local da Sanesul, Dmitri Grance, explicou como é o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e como cuidar para que ele não seja danificado ao longo dos anos.

Para realizar essas ações, a Sanesul conta com a parceria da prefeitura municipal. Ana Mirian, Secretária de Assistência Social do município, esteve presente na abertura do curso e também no encerramento para entrega dos certificados. Já a Assistente Social do CRAS, Gabriela Peckelhoff, acompanhou as atividades durante os dois dias.

De maneira geral, os projetos sociais observam as características da população e da região atendida com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos quesitos econômicos, ambientais e sociais, e propõem ações para serem trabalhadas com esta população, conforme a realidade do local. No caso de Rio Verde, o curso de pães e salgados atendia as necessidades dos moradores locais.