Sanesul participa de reunião da Câmara Técnica de Ouvidoria da Aesbe

É a segunda reunião realizada da Câmara com objetivo de compartilhar experiências entre as ouvidorias e aperfeiçoar os trabalhos
16/05/2022 16:12:35

A Sanesul participou da segunda reunião da Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), para criação de estratégias de trabalho do grupo para o ano de 2022.  A reunião ocorreu de forma online, no dia 16 de maio, com 13 empresas nacionais participantes.

Dentre os debates, o grupo definiu uma periodicidade de reuniões, com a criação de um cronograma anual e temas para as reuniões; o cronograma de apresentações das Ouvidorias; planejamento de ações; debates sobre a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o encontro de ouvidores; e diversos assuntos relevantes ao setor e a CTO.

Também encaminhou a criação de relatório estatístico acompanhado de modelo de mapeamento que possibilite um retrato geral das ouvidorias das Companhias, a escolha de uma ouvidoria de referência, um programa de integridade sobre as ouvidorias e a realização de uma cartilha de LGPD, elaborada em nível nacional.

Criação
No primeiro encontro oficial, que ocorreu em abril, o grupo definiu os eixos de discussão da CTO, que são as demandas relacionadas à Ouvidoria, como Compliance e Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A criação da Câmara foi aprovada pela Diretoria da AESBE em fevereiro, com objetivo de compartilhamento de experiências, cases de sucesso e a necessidade de todas as companhias estaduais de saneamento falarem a mesma linguagem.

“A ouvidoria é um canal tão importante para o cliente que é preciso investir para melhorar. Ela representa uma potente ferramenta organizacional e relevante à gestão pública devido a sua demanda de interação e de participação com o cliente. Esses encontros são oportunidades para compartilhar as ações positivas, contribuindo para que os serviços prestados pelas companhias de saneamento sejam sempre de qualidade. A ouvidoria funciona como um vetor de aperfeiçoamento dos trabalhos da empresa “, comentou a ouvidora da Sanesul Jaqueline Matto Grosso.

A ouvidora da Sanesul fica na sede da empresa e tem canais de atendimento via o portal eletrônico www.sanesul.ms.gov.br/ouvidoria. O telefone direto da Ouvidoria Sanesul é 0800 647 7878.

A reunião foi realizada por meio de plataforma digital