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Sanesul participa da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa da Aesbe em Vitória

Pertencente ao governo de Mato Grosso do Sul, a empresa foi representada pelo jornalista Fernando Rodrigues Pinheiro, assessor da Acom (Assessoria de Comunicação)
Escrito por ACOM/SANESUL
01/08/2023 16:50:38    


Integrantes da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa da Aesbe, em Vitória

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) participou da CTCI (Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa) da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), na cidade de Vitória (ES), evento que foi aberto na segunda-feira (31) e teve sequencia nesta terça-feira (1º).

Pertencente ao governo de Mato Grosso do Sul, a Sanesul foi representada pelo jornalista Fernando Rodrigues Pinheiro, assessor da Acom (Assessoria de Comunicação), que durante o evento apresentou o ‘Plano de Comunicação’ da companhia para os próximos dois anos.

Na avaliação de Fernando Rodrigues, a participação da Sanesul nesse encontro é significativa, pois indica o interesse da empresa em se manter atualizada sobre as questões relacionadas à comunicação e imprensa no setor de saneamento, além de possibilitar a troca de experiências e conhecimentos com outras empresas estaduais do segmento, reunidas pela Aesbe.

Ainda segundo ele, esses eventos são fundamentais para o fortalecimento e aprimoramento do setor de saneamento em nível nacional, buscando o desenvolvimento de ações e políticas para a melhoria dos serviços prestados à população.

Ele elogiou a iniciativa da associação em reunir representantes de diversas empresas estaduais de saneamento, ressaltando que a troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelo encontro é valiosa para o aprimoramento das estratégias de comunicação no setor, visando uma maior transparência e proximidade com a sociedade.

Além do mais, Fernando elogiou a organização e a relevância das palestras e discussões apresentadas, que, segundo ele, certamente contribuirão para o desenvolvimento das empresas participantes e para o avanço do setor de saneamento como um todo.

“O evento reforça o compromisso da Sanesul em buscar constantemente a excelência em sua comunicação, garantindo uma interação efetiva com a população e fortalecendo a relação de confiança com os usuários dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

ENCONTRO

O primeiro dia de encontro ocorreu de forma híbrida, com a presença de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará), além de Munir Abud, presidente da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e vice-presidente Regional Sudeste da entidade.

Também marcou presença no encontro, que contou com 33 representantes de 16 companhias de saneamento associadas e da Secretaria de Comunicação do Governo do Espírito Santo, o secretário-executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonçalves.

A abertura foi feita por Munir Abud, que destacou a importância do encontro para a comunicação, enfatizando o engajamento e a coordenação entre os membros da CTCI e as companhias estaduais, e a necessidade de mostrar o bom trabalho realizado no setor.

Durante o primeiro dia de reunião foram abordadas estratégias de conteúdo para o saneamento nas redes sociais, inovação nos processos de comunicação com apresentação de cases de sucesso, entre outros assuntos de interesse da CTCI. 

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, falou obre o momento desafiador no setor e enfatizou a necessidade de uma visão ampla que vá além das estruturas institucionais, para reconciliar interesses públicos e privados, e aplicar lições do mundo dos negócios à realidade atual.

“Precisamos começar a pensar o saneamento dentro de um negócio que precisa dar resultado para se desenvolver, nossa visão tem que ir além. A Aesbe, por exemplo, está agora fazendo um trabalho com a Série Universalizar, apresentando uma coleção de publicações feitas pela entidade, como Artigos, Documentos, Estudos, Notas Técnicas e Pareceres. E esse tipo de iniciativa é fundamental para gerar informação e disponibilizar dados para o setor”, frisou.

MESA DE DEBATES

Durante a manhã do primeiro dia de atividades do encontro da CTCI, os profissionais de comunicação das empresas associadas à Aesbe promoveram uma mesa de debates, com análises, compartilhamento de experiências e alinhamento de ações no setor, seguida de uma série de oficinas e workshops centrados na comunicação moderna no setor de saneamento.

Desiery Marchini, coordenadora de Comunicação Social da Cesan, apresentou os investimentos e resultados da Companhia, em especial da comunicação e de publicidade.

Marcelo Senna, da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), compartilhou sobre a mudança de estratégia na empresa, e Charley Fernandes, da Cesan, falou sobre o trabalho em um normativo para o fluxo de comunicação interna.

Outros colaboradores da área reforçaram a importância da comunicação com a população e abordaram questões como a regulamentação do trâmite de divulgação operacional e as dificuldades na divulgação de ocorrências provocadas pelas concessionárias elétricas.

Durante a tarde, o gestor de redes sociais da Cesan, Daniel Carrareto ministrou palestra “O saneamento nas redes sociais: estratégias de engajamentos e produção de conteúdo.

Ele mostrou algumas das estratégias adotadas pela Companhia, dentre elas, seguir e repostar os empregados, melhorando a divulgação orgânica.

Também foi apresentada a linha editorial trabalhada atualmente pela Cesan. Durante a palestra, houve uma interação, principalmente, focada na forma de divulgação de ocorrências de abastecimento, assim como no atendimento realizado nas redes sociais.

Na sequência, o coordenador da CTCI, Leonardo Costa, apresentou pontos de pauta da Câmara Técnica e destacou que é preciso ampliar e fortalecer as relações de comunicação. Além disso, os integrantes debateram sobre a divulgação da série universalizar, que tem um material diverso e aprofundado, sendo considerada uma grande biblioteca do saneamento.

 Foram debatidos, também, sobre as informações de cerimônia de premiação durante o Seminário Nacional da Aesbe; a reestruturação do Podcast “É Basico”; e estratégia de divulgação dos produtos da Aesbe pelas companhias associadas.

A Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa da Aesbe é uma plataforma robusta para fortalecer e inovar na comunicação sobre o saneamento nacional.



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