ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Sanesul promove mais um ano de ações sobre o uso consciente

Empresa vai até as escolas para conversar com jovens sobre o bom uso da água tratada e a preservação de rios e do meio ambiente
Escrito por ACOM/SANESUL
13/03/2023 08:13:56    


Porto Murtinho foto aérea das águas do Rio Paraguai - fonte de captação de água da Sanesul

Todos os anos a Sanesul celebra o Dia Mundial da Água. Este que é o nosso produto, fonte de saúde e vida.

Há 44 anos, a Sanesul começou fornecendo água tratada para 17 cidades. Hoje, atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, distribuindo em média 11 bilhões de litros de água por mês para mais de 1,7 milhão de habitantes. São pessoas que acordam todos os dias para tomar café da manhã, amigos que se reúnem para compartilhar o tradicional tereré, mães que preparam o alimento de suas famílias, e que podem contar com um produto de qualidade e disponível nas torneiras.  

Somos uma grande empresa com cerca de 1.400 funcionários das mais diversas áreas de atuação, que trabalham diariamente para garantir a captação, o tratamento e a distribuição de água. Para que isso aconteça de forma contínua, investimos em infraestrutura construindo reservatórios, instalando redes de distribuição e mantendo 461 poços em atividades em todo o Estado.

Nossos rios também são fonte de água, o Taquarussu, Aquidauana, Dourado, Paraguai, Santo Antônio, Miranda e Santana; também contamos com as águas dos córregos Tijuri e Nhuverá.

Nossos laboratórios e profissionais são os melhores e mais qualificados, monitorando e garantindo os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira.

Nesse dia 22 de março, convidamos os sul-mato-grossenses para conhecer o trabalho da Sanesul e para ajudar a promover o uso consciente da água e a preservação de nossos rios e nascentes.

 

Ações Educacionais

Este ano, com apoio dos municípios, a Sanesul estará nas escolas para conversar com alunos e desenvolver atividades que buscam conscientizar crianças e adolescentes quanto à importância da preservação do meio ambiente e, principalmente, quanto à valorização deste precioso bem comum que é a água.

Ao longo do mês de março serão realizadas 14 campanhas educativas que irão contemplar aproximadamente 7.000 crianças e adolescentes no estado de MS.

Captação de água da SANESUL em Corumbá no Rio Paraguai

Também contamos com a participação da empresa concessionária MS Pantanal que traz material pedagógico para os participantes das ações.

As campanhas infanto-juvenis chegam às famílias residentes dos municípios que se encontram em fase de implantação ou expansão das redes de água e esgotamento sanitário nos municípios de Mato Grosso do Sul, sendo imprescindível a parceria com as prefeituras do estado de forma pontual.

Essa campanha do Dia Mundial da Água é coordenada pela Gerência de Meio Ambiente – GEMAM, ligada à Diretoria de Meio Ambiente da Sanesul, e assessoria de comunicação da empresa.

INFORMAÇÕES SOBRE A NOSSA ÁGUA https://www.sanesul.ms.gov.br/locais-atendidos-etas

 

Cronograma de atividades – Em determinados municípios os alunos serão convidados a participar de concursos de redação ou desenho, podendo também ser realizadas gincanas, passeios educativos e apresentações teatrais com o tema Educação Ambiental. Já em outras localidades serão promovidos eventos pontuais com distribuição de cartilhas e gibis infanto-juvenis que abordam questões ambientais de maneira lúdica e pedagógica.  

No município de Amambai, por exemplo, um grupo de teatro profissional fará uma apresentação, haverá distribuição de cartilhas e uma breve explanação sobre esgotamento sanitário e sua importância na melhoria da qualidade de vida, realizada pelos próprios técnicos sociais responsáveis pela execução do projeto. Já em Nova Alvorada do Sul, haverá, além da apresentação teatral, a realização de uma oficina educativa para que as crianças e adolescentes conheçam o processo de separação de lixo binário (lixos seco e úmido), técnicas de compostagem, e realizem um tour pelos caminhos em que o lixo é produzido na cidade.

 

VÍDEO  1


Anástacio - foto aérea Rio Taquarussu


ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM PARANAÍBA - Rio Santana



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.