ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul investiu R$ 1,3 milhão em ações sociais em 2022

Mais de 40 mil pessoas participaram das ações sociais e de educação ambiental, realizadas pelo setor de Meio Ambiente da empresa; só de cursos de geração de renda foram 43 turmas e 700 moradores impactados
Escrito por ACOM/SANESUL
12/04/2023 07:56:12    


Curso de Escovação de Cabelo Sidrolandia Abril 2022

Junto aos investimentos realizados em obras de saneamento para atingir a meta da universalização do esgotamento sanitário, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) mantém um programa de investimento na área social para essas regiões onde faz a implantação do sistema.

Trata-se de um programa permanente de ações educativas e sociais que são realizadas nas localidades onde a empresa está implantando os sistemas de esgotamento sanitário e/ou de abastecimento de água tratada.

Em 2022, a concessionária destinou R$ 1.394.409,58 (um milhão, trezentos e noventa e quatro mil, quatrocentos e nove reais e cinquenta e oito centavos) para a execução das referidas ações socioambientais. Os dados são da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (DEMAM) e Gerência de Meio Ambiente e Ação Social da Sanesul (GEMAM).

A Sanesul aplica uma gestão de Responsabilidade Social corporativa. Assim, um dos objetivos do seu negócio, além de reinvestimentos em infraestruturas de saneamento no Estado, é contribuir para conquistar uma sociedade próspera, saudável, ética e sustentável, através de ações que tragam educação, assistência social, trabalho, saúde e bem-estar para a população.

 

Cursos e Geração de renda

Visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da população, por meio deste programa são oferecidos cursos de geração de renda para os moradores. Com estes cursos, gera-se uma oportunidade para o morador sair de uma situação de desemprego ou obter renda mensal extra, e com isso dar maior qualidade de vida para a sua família. A maioria dos cursos acontece junto aos beneficiários que fazem parte da área onde está sendo implantada a rede de esgoto, possibilitando a participação efetiva da população que está vivenciando os benefícios do saneamento pela primeira vez. A escolha do curso a ser ofertado é feita conforme as características da população e da região atendida, em quesitos econômicos, ambientais e sociais, e assim se propõem ações para serem trabalhadas conforme a realidade local.

 

Educação ambiental

A mobilização social e educação ambiental promovida junto à população infanto-juvenil e adulta têm como objetivo sensibilizá-los para a importância de fazer a ligação da rede domiciliar na rede pública de distribuição de água e de coleta de esgoto, bem como o seu uso correto, os benefícios do uso racional da água e o impacto do saneamento na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população.

A mobilização da comunidade é realizada por meio de reuniões comunitárias, visitas domiciliares, palestras e oficinas educativas, nas quais são abordados vários temas voltados para a preservação do meio ambiente, saúde pública e saneamento básico, enfatizando questões referentes ao bom uso dos sistemas de água e esgoto e responsabilidades por parte da população. São utilizados materiais pedagógicos, cartilhas, folders e protocolos de visita.

Também ocorrem campanhas estaduais e eventos nas escolas, atendendo um grande número de alunos e professores.

Campanha Educativa Infanto Juvenil Terenos Setembro 2022

São utilizados além dos materiais gráficos informativos, outros recursos lúdicos, como apresentação de peças teatrais, que envolvem tanto adultos quanto crianças, despertando a sensibilização para a importância do saneamento.

Segundo a gerente da GEMAM (Gerência de Meio Ambiente), Flávia Machado, o objetivo desse trabalho é garantir que a comunidade utilize os benefícios do saneamento. “Com a efetivação das ligações domiciliares, podemos ver um grande avanço na prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população, além da preservação do meio ambiente da região. Na prática, a Sanesul tem atuado na integração da população, na participação do processo de execução e gestão destes sistemas, e a comunidade pode ver como os investimentos em saneamento são importantes”.

A ideia da nova gestão e diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, é dar continuidade aos serviços sociais. Inclusive, a empresa já retomou a agenda de 2023 com um cronograma de entrega de obras de saneamento, campanhas educativas como ocorreu no Dia Mundial da Água, e uma agenda de cursos para geração de renda nas comunidades. Todo programa ocorre com apoio das prefeituras e instituições municipais que dão suporte e acolhimento para a equipe da Sanesul realizar as ações. 

 

Veja matéria aqui- https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-retomou-agenda-de-acoes-socais-e-educacionais-nos-municipios-7738

 

Para o governo do estado, ao qual a empresa está vinculada, as ações do Trabalho Social promovem articulação de políticas de saneamento básico com políticas públicas municipais de educação, saúde, trabalho e meio ambiente, visando o desenvolvimento nas cidades.

 

 

BALANÇO 2022

Ao longo de 2022, mais de 40.000 pessoas participaram de ações sociais e de educação ambiental da Sanesul. Foram 42 Palestras educativas com temas relacionados a saneamento básico, saúde, educação patrimonial; 50 Campanhas educativas em escolas com apresentação teatral relacionada ao saneamento básico; 43 Cursos de geração de renda, pelos quais se formaram mais de 700 alunos; 08 Oficinas educativas com temas relacionados à reciclagem de resíduos sólidos e de liderança comunitária; e 03 Campanhas nas datas comemorativas de Dia da Água, Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore, onde foram entregues mais de 17.000 mudas de árvores nativas à população ou plantadas em ações de plantio junto a instituições parceiras ao longo do ano.

Os temas dos cursos abrangeram as áreas de beleza, culinária e artesanato, sendo eles: Design de sobrancelhas, Unhas artísticas, Manicure e Pedicure, Pães caseiros, Confecção de Salgados e Tortas, Escovação de Cabelos, Doces para Festas, Crochê, entre outros. A carga horária variou conforme complexidade do curso, podendo ser de 8 a 20 horas.

Todo esse trabalho é monitorado e avaliado pela equipe de Supervisão de Ação Socioambiental da Gerência de Meio Ambiente (GEMAM), ligada à Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente (DEMAM), formada por assistentes sociais e psicólogos.

 


Curso Manicure e Pedicure Terenos Setembro 2022


Curso Pao Doce e Salgado Nova Andradina Outubro 2022



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.