Sanesul investe mais de R$ 5,6 milhões em obras de ampliação do sistema de esgoto em Ladário

A execução dos serviços no município pantaneiro inclui a implantação de 6.380,80 metros de rede coletora e 303 ligações domésticas
29/03/2023 09:38:45

Vista aérea da cidade de Ladário

Como parte do cronograma de obras de infraestrutura de saneamento básico estabelecido pelo governo do Estado, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investirá mais de R$ 5,6 milhões em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Ladário, localizada no coração do Pantanal.

A ordem de serviço para o início das obras de saneamento foi assinada no dia 21 de março pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.

Na prática, o governador Eduardo Riedel e o diretor-presidente da empresa têm como meta atingir a universalização do sistema de esgoto nas 68 cidades atendidas pela Sanesul.

A estratégia do governo é se antecipar ao prazo fixado pelo novo marco legal do saneamento básico, que estabelece que até 31 de dezembro de 2033, todos os municípios brasileiros deverão ter os serviços universalizados, tornando-se o primeiro Estado da federação a atingir essa meta.

Para isto, o governo estadual investe em obras de ampliação do sistema de esgoto em diversas cidades, como é o caso de Ladário, cujos investimentos totalizam R$ 5.690.000,00 com recursos do FGTS, com contrapartida financeira da Sanesul, por meio do Programa Avançar Cidades.

A execução dos serviços em Ladário inclui a implantação de 6.380,80 metros de rede coletora e 303 ligações domésticas no centro da cidade pantaneira, cuja área de cobertura do esgoto é de cerca de 40%, segundo levantamento da ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Meio Ambiente), da estatal.

Com mais esses investimentos, a Sanesul resgata um compromisso institucional com a prefeitura, Câmara de Vereadores e com a população ladarense.

Segundo Renato Marcílio, a universalização do esgoto é fundamental para garantir a saúde e a qualidade de vida da população, sobretudo, preservar o meio ambiente.

Além disso, o dirigente ressalta que a ampliação do sistema de esgoto também é importante do ponto de vista socioeconômico, pois gera empregos e fomenta o desenvolvimento local.

Pelo contrato, a empresa terá prazo de 12 meses para conclusão das obras a contar da data da assinatura da ordem de serviço.

OUTROS INVESTIMENTOS

Dados da Sanesul atestam que foram investidos R$ 132,4 milhões em saneamento nas cidades que compõem a regional Corumbá (GERCO), incluindo Ladário, no período de 2015 a 2022.

Em Ladário, por exemplo, a empresa levou rede de esgoto para os bairros Seac, Mista, Boa Esperança, Santo Antônio, Mangueiral e imediações.