Sanesul investe em redes e ligações de esgoto nas cidades da Regional Naviraí

A regional incorpora os municípios de Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru.
23/12/2022 10:34:05

Naviraí

Nossa Regional Naviraí – a GERNV é composta por dez municípios que, juntos, receberam R$ 149,2 milhões para obras de saneamento durante gestão do governo do estado de MS no período de 2015 a 2022.

Para fazer a gestão de suas obras nas 68 cidades e 60 distritos onde opera os sistemas de fornecimento de água tratada e o de coleta do esgoto doméstico, a Sanesul divide o estado de MS em 10 regionais, cada uma com suas características e necessidades, além de seguir um Plano de Investimento construído para cada município que compõem a região.

Este ano, o governador Reinaldo Azambuja fez entregas importantes de obras de esgoto na cidade de Naviraí. São as obras com recursos do Programa Avançar Cidades, que o município foi contemplado em 2018. Atualmente, 60.8 km de rede coletora e 3.477 ligações domiciliares de esgoto estão em processo de licitação para executar em 2023.

Mundo Novo passa por uma transformação no seu sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico. Com 46 anos, a cidade tem garantidos R$ 21,2 milhões de investimentos em saneamento apenas na atual gestão do governo do estado. Com recursos federais e próprios, a Sanesul mantém duas grandes frentes de obras na cidade, que são a construção de uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, que está com 36% das obras executadas, e mais de 70 quilômetros de rede de esgoto. O fornecimento de água tratada já é universalizado na cidade, sendo disponível para todos os moradores. Já o esgotamento, com as obras em andamento, chegará aos 55% de cobertura dos imóveis.

Em Juti, a obra mais importante da cidade foi a nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE concluída em 2020. São duas lagoas e demais estrutura para atender a demanda pelo tratamento do esgoto doméstico dos imóveis.

Mundo Novo

Atualmente, a Sanesul também perfura um novo poço tubular profundo, o JUT-006, no valor de R$ 1,7 milhão.

Japorã e Tacuru se destacam por já terem alcançado a universalização do serviço de coleta e tratamento do esgoto. Mais 90% da cidade tem acesso ao serviço.

Em Iguatemi, as obras da Sanesul estão triplicando a cobertura de esgotamento. Atualmente, executando o Programa Avançar Cidades - convênio com a Caixa Econômica, no valor de R$ 7,2 milhões.

Caarapó tem um dos maiores recursos de implantação do esgotamento sanitário, são R$ 27,5 milhões para disponibilizar rede de coleta na cidade.

Em 2022, em Sete Quedas, a Sanesul começou a perfurar o novo poço tubular profundo STQ-006, e também deu início na implantação o sistema de esgotamento sanitário da cidade construindo uma nova ETE - Estação de Tratamento de Esgoto no  valor de R$ 2,2 milhões.

Já Itaquiraí e Eldorado receberam investimentos no sistema de abastecimento de água com poços e redes de distribuição para segurança hídrica da região.

Este é o compromisso do governo, levar importantes obras de infraestrutura,  incluindo de saneamento básico, para todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

UNIVERSALIZAÇÃO

Com os investimentos e trabalho empenhados no setor de saneamento,a Sanesul está antecipando o marco legal do ano de 2033 que a lei estabeleceu. (lei 14.026/2020). Mato Grosso do Sul ampliou a área de cobertura do esgoto para 60% e se aproxima da universalização.

Conheça mais da Regional Naviraí