ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul intensifica o combate das perdas de água em Japorã

Foram substituídos 44 ramais de água; empresa mantém projetos específicos para reduzir cada vez mais as perdas nas cidades
Escrito por ACOM/SANESUL
25/04/2022 10:12:29    


Equipe em campo, utilizando equipamentos para detectar vazamentos

Entre os dias 04 e 20 de abril, na unidade de Japorã, equipes da Sanesul promoveram uma ação para combater as perdas de água tratada. Com apoio da Regional Naviraí, disponibilizando equipamentos e funcionários, foi executada a padronização de ramais em vários pontos da cidade.

Para a realização desse trabalho, as equipes utilizam equipamentos que detectam o vazamento como o geofone, manômetro e haste de escuta.

Inovação - Um novo equipamento criado pelos empregados Ruberlei da Silva Santos (operador de equipamento) e Jailson Silvano (encanador), ambos de Chapadão do Sul, também foi utilizado, é o Jarudão. Eles criaram um novo método para efetuar a troca de ramais de água sem precisar danificar as calçadas. O processo é simples. É conectada uma peça a um cabo de aço que é introduzido dentro do tubo PEAD danificado. Com o apoio da máquina o cabo é puxado e já traz conectado o novo tudo PEAD, tudo por baixo da calçada.

Resultado - Foram substituídos 44 ramais de água, sendo que 9 apresentavam vazamentos invisíveis que foram detectados através de pesquisa de vazamento com a utilização de haste de escuta, os demais foram padronizados em razão de serem antigos e apresentarem vários rompimentos. 

A Sanesul possui projetos específicos para reduzir cada vez mais as perdas, que geralmente ocorrem devido às ligações clandestinas, vazamentos visíveis e invisíveis, entre outros.

Leia mais:

Sanesul intensifica o combate às perdas de água com capacitação dos funcionários https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-intensifica-o-combate-as-perdas-de-agua-com-capacitacao-dos-funcionarios-6395

 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.