Sanesul faz investimentos que ampliam a cobertura de esgoto nas cidades da Regional Jardim

Grupo de municípios recebeu R$ 130,5 milhões para obras de saneamento durante gestão do governo do estado de MS no período de 2015 a 2022.
21/12/2022 10:13:20

Estação de Tratamento de Esgoto em Jardim

Nossa Regional Jardim – a GERJA é composta por sete municípios que, juntos, receberam R$ 130,5 milhões para obras de saneamento durante gestão do governo do estado de MS no período de 2015 a 2022.

A regional incorpora os municípios de Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.

Para fazer a gestão de suas obras nas 68 cidades e 60 distritos onde opera os sistemas de fornecimento de água tratada e o de coleta do esgoto doméstico, a Sanesul divide o estado de MS em 10 regionais, cada uma com suas características e necessidades, além de seguir um Plano de Investimento construído para cada município que compõem a região.

Bonito e Porto Murtinho protagonizam a maior área de cobertura de rede de esgoto no grupo, já com a universalização do serviço, ou seja, está disponível para todos os imóveis da cidade.

O Governo do Estado, por meio da empresa de Saneamento de MS – Sanesul também investiu muito na produção e reservação de água em Bonito, cidade turística e conhecida mundialmente pelas suas belezas naturais que atrai turistas durante todo o ano. Somando os investimentos, na atual gestão do governador Reinaldo Azambuja, são R$ 11,8 milhões em melhorias e expansão do sistema de abastecimento. O objetivo foi garantir a segurança hídrica com acréscimo de produção e reservação, o que garante a manutenção do abastecimento nos períodos de alta temporada de férias e turismo, dando mais robustez na infraestrutura local.

Criada pela Sanesul, a ‘Rota do Saneamento’, levou importantes obras de saneamento para 55 municípios do Estado num período de junho de 2021 até março deste ano/2022, segundo relatório divulgado pela ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente), da empresa.

Cidade de Sidrolândia

No total, a empresa executou 1.458.374 metros de rede coletora de esgoto, com 78% das obras concluídas, além 80.733 ligações domiciliares de esgoto (81% executados).

Todas as cidades da Regional Jardim – a GERJA foram contempladas com obras de esgoto e entregas: Caracol está em obras com execução de 22km de rede e 950 ligações de esgoto; Guia Lopes da Laguna em execução de 12,8 km de rede e 441 ligações de imóveis; Jardim tem obras de 44 km e 2.329 ligações em andamento; Nioaque está em andamento a construção de uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, 21.4 km de rede coletora e 905 ligações domiciliares;  Sidrolândia está finalizando as obras de 86 km de rede coletora de esgoto, 4.558 ligações domiciliares de esgoto e melhorias na ETE.

UNIVERSALIZAÇÃO

Com os investimentos e trabalho empenhados no setor de saneamento,a Sanesul está antecipando o marco legal do ano de 2033 que a lei estabeleceu. (lei 14.026/2020). Mato Grosso do Sul ampliou a área de cobertura do esgoto para 60% e se aproxima da universalização.

Conheça mais da Regional Jardim:

Foto: ACOM

ETE EM CARACOL