ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul exalta importância institucional do ‘IV Seminário Estadual da Água’

Em nome do governador Eduardo Riedel, Renato Marcílio fez uma síntese do importante papel desenvolvido pela companhia, que é responsável pela concessão dos serviços de água e esgoto em 68 municípios do Estado.
Escrito por ACOM/SANESUL
24/03/2023 14:02:56    


Renato Marcílio durante discurso na Assembleia

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, exaltou a importância do ‘IV Seminário Estadual da Água’, ocorrido na manhã desta sexta-feira (24), no plenário da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), com a participação de lideranças públicas estaduais e federais e especialistas no tema.

Em nome do governador Eduardo Riedel, o qual representou durante o ato de abertura do evento, Renato Marcílio fez uma síntese do importante papel desenvolvido pela companhia de saneamento que é responsável pela concessão dos serviços de água e esgoto em 68 municípios do Estado, e ressaltou a necessidade da preservação da água com o engajamento inclusive da popululação. 

“Depois da água usada, captamos e tratamos novamente para devolver bem parecida com a que pegamos. São 11,3 bilhões de litros por mês ao Estado, com 625 mil ligações de água, sendo que 50% disso é esgoto”, explicou o dirigente, ao falar também das metas a serem cumpridas pela diretoria e pelo Conselho de Administração com apoio de seus colaboradores.

“Temos várias metas no Plano Nacional do Saneamento para 2033, mas quero comemorar que, o que seria obrigação, já pretendemos implementar antes, até no máximo 2027. Isso é preservação do bem-estar e do meio ambiente”, enfatizou o diretor-presidente da estatal, cujo foco, além de investimentos no sistema de esgotamento sanitário, é garantir a segurança hídrica nas localidades em que opera, apesar de o sistema de água já ser universalizado. 

O IV Seminário Estadual da Água foi realizado em alusão à Semana Estadual da Água, instituída pela Lei Estadual 4.878/2016, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), propositor do evento ocorrido em Campo Grande.

O tema desta edição foi “Caminhos para a Produção de Água em Mato Grosso do Sul”.

“Sem água não existe produção, nem vida. Como ela não nos falta, às vezes, não damos muito valor igual a quem tem falta de água como no Nordeste, mas para continuarmos a sermos essa caixa d’água deve se ter um empenho estratégico e união de vários entes, como os que reunimos hoje aqui, produtores, universidades, órgãos de controle, empresas que utilizam recursos hídricos, entre outros. Obrigada a todos pela participação”, agradeceu Câmara, que é coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia, ao abrir o evento.

O IV Seminário reuniu autoridades e membros de 35 instituições, como Iphan, Imasul, Rotary Club, Crea-MS, Assomasul, UFMS, Defensoria Pública, entre outras.


Foto: Edson Ribeiro

Autoridades prestigiaram o seminário Estadual da Água em Campo Grande



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.