ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul discute desafios e estratégias para a universalização do saneamento em evento da Aesbe

O evento reuniu especialistas, dirigentes das companhias públicas de saneamento e iniciativa privada para discutir os principais desafios e as estratégias necessárias para alcançar a meta de universalização
Escrito por ACOM/SANESUL
23/08/2024 10:52:57    


Sanesul participou de seminário da Aesbe em Fortaleza

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, voltou a debater esta semana um dos focos principais da gestão pública, que é a universalização do saneamento básico no país, reafirmando o compromisso da companhia em promover ações concretas visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos sul-mato-grossenses e a preservação do meio ambiente.

O dirigente participou na quinta-feira (22), em Fortaleza (CE), do ‘Seminário Nacional Caminhos e Obstáculos para a Universalização do Saneamento Básico’, promovido pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) em parceria com a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e a Revista Conjuntura Econômica do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

O evento reuniu especialistas, dirigentes das companhias públicas de saneamento e iniciativa privada para discutir os principais desafios e as estratégias necessárias para alcançar a meta de universalização no setor, estabelecida pelo novo marco legal.

Marcílio destaca a importância de parcerias estratégicas e de investimentos contínuos para superar os desafios e alcançar a meta de cobertura total do esgotamento sanitário, beneficiando a população dos 68 municípios nos quais a Sanesul detém a concessão dos serviços públicos.

Seminário reuniu dirigentes de companhias de saneamento de todo país

Nesse quesito, Mato Grosso do Sul tem o privilégio de ser um dos estados brasileiros mais avançados, atualmente com 63,36% de área de cobertura do esgotamento sanitário em parceria com Ambiental MS Pantanal, por meio de PPP (Parceria Público-Privada) do Saneamento. 

Esse avanço reflete o compromisso do governador Eduardo Riedel e da companhia de saneamento em garantir melhores condições de saúde e qualidade de vida para a população.

PRINCIPAIS TEMAS 

Ocorrida em um hotel da capital cearense, a abertura oficial do seminário foi conduzida pelo presidente da Aesbe, Neuri Freitas e da Cagece, Neuri Freitas, que destacou a importância de unir forças para enfrentar os desafios do setor.

Ele disse que este seminário é mais do que um encontro de especialistas; é uma oportunidade de traçar juntos os caminhos que levarão o saneamento a todos os lares brasileiros.

Em um dos painéis, Freitas destacou que o saneamento não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de saúde pública e preservação ambiental, sendo fundamental para a sustentabilidade a longo prazo.

A programação foi marcada por palestras abordando vários temas, como “Hidrogênio Verde: Desafios e Perspectivas”; as “Parcerias Público-Privadas como ferramenta para universalização do saneamento”; “O papel do Saneamento na sustentabilidade, mudanças climáticas e na atividade econômica”; e Reforma Tributária no setor de saneamento”.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.