Sanesul deve ampliar o sistema de abastecimento de água em Bodoquena

Projeto prevê um novo reservatório de água e melhorias no sistema de distribuição
07/03/2023 14:27:18

Foto: ACOM

Diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, com o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii, na SEDE da empresa

O diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, recebeu o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii, cidade onde a empresa deverá investir na ampliação da reservação de água tratada. O objetivo é construir mais um reservatório apoiado em aço carbono com capacidade de armazenar 500 mil litros. Esse será um reforço e segurança no sistema de abastecimento, já que os reservatórios armazenam a água tratada em grande quantidade antes de ser distribuída pela rede do município.

Em Bodoquena, assim como nos outros 67 municípios atendimentos pela Empresa de Saneamento de MS, a água já é universalizada, ou seja, há estrutura de distribuição para fornecer o produto para todos os imóveis. Para isso, ao longo dos seus 44 anos completados em janeiro desde ano, a empresa viabilizou projetos específicos para cada município, atingindo o seu objetivo. Atualmente, a concessionária direciona forte investimento na construção de novos reservatórios e, principalmente, na perfuração de poços que garantem a produção/captação de mais água. A maioria das cidades possui o abastecimento de água feito por meio de poços tubulares profundos, atualmente são 461 em atividade.

Além do reservatório apoiado de 500m³, o projeto para Bodoquena contempla a setorização e reforço de rede, a padronização de ligações domiciliares de água, uma adequação da adutora do poço BDQ-006, e construção de nova adutora.

Sistema de abastecimento de Bodoquena em funcionamento na cidade

A previsão é de que as obras iniciem neste primeiro semestre.

Cobertura de Esgotamento Sanitário em Bodoquena

Localizada na região Sudoeste do Estado, a cidade de Bodoquena já possui 85% da área de cobertura de esgoto. É uma das primeiras a atingir tal marca e está bem próxima da universalização, meta que a companhia busca alcançar, obedecendo a determinação do Governo do Estado de MS. Desde a promulgação do novo marco em 2020, a empresa trabalha para viabilizar projetos de ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento, além de adotar tecnologias mais eficientes e sustentáveis, para oferecer saneamento básico para toda a população até 2033.

Matérias relacionadas

NOVAS BOMBAS - https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-em-novas-bombas-submersas-para-manter-a-qualidade-e-regularidade-de-producao-dos-pocos-6486

ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO EM BODOQUENA - https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/bodoquena-segue-a-caminho-da-universalizacao-do-esgotamento-sanitario-6503