ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul contribui com aulas técnicas de saneamento no Programa Profuncionário em Ponta Porã

Aulas foram para alunos da Escola Estadual Adê Marques; eles também vão fazer uma visita na unidade Ponta Porã e ver na prática todo o funcionamento do sistema de abastecimento de água na cidade
Escrito por ACOM/SANESUL
15/03/2023 15:43:06    


Alunos da Escola Estadual Adê Marques aprenderam com técnicos da Sanesul como funciona o sistema de abastecimento de água da rede pública e equipamentos hidráulicos e sanitários

A Sanesul participou do Programa Profuncionário, criado pelo Ministério da Educação, que tem o objetivo de ofertar cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia, preferencialmente por meio da educação a distância (EaD), aos funcionários dos sistemas públicos de ensino.  

A cooperação da Empresa de Saneamento de MS – SANESUL foi no curso Técnico em Infraestrutura destinado aos servidores das escolas estaduais e municipais de Ponta Porã. Duas aulas foram ministradas pelos técnicos em saneamento Edvaldo Maciel e Natalia Pereira, ambos funcionários na Regional Sanesul Ponta Porã - GERPP. 

O conteúdo foi sobre o sistema de abastecimento de água da rede pública e equipamentos hidráulicos e sanitários do sistema predial. A aula abordou também o impacto do saneamento na educação; captação, distribuição e consumo consciente; dinâmica do sistema de tratamento; equipamentos hidráulicos; e compreensão dos dados presentes na conta de água. 

A intenção é fazer com que os alunos aprendam a interpretar um projeto hidrossanitário e tomem a decisão certa para a correção dos problemas, utilizando as ferramentas certas para garantir a segurança deles e do ambiente escolar. 

De acordo com a equipe técnica, Edvaldo Maciel Muniz  (Técnico em Saneamento) e Natália Pereira  (Tecnóloga em Saneamento),  as aulas também abordaram as questões de preservação e cuidados com o uso correto da água tratada.

Para isso, compreender todo o percurso que a água faz desde a captação, tratamento, reservação, distribuição e o destino final-esgoto é essencial.  

Por isso, no dia 01 de abril, os alunos têm uma visita técnica agendada na unidade da empresa em Ponta Porã, para ver na prática todo o funcionamento do sistema de abastecimento de água na cidade onde moram. 

Segundo o gerente da regional, Celio Poveda Filho, essa  parceria foi fundamental para aproximar as instituições de ensino públicas com a empresa de saneamento, além de difundir o importante trabalho que a Sanesul realiza com o consumidor. 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/profuncionario 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.