Sanesul autoriza licitação para ampliação do tratamento de esgoto em Dourados

08/11/2021 16:05:27

Assinatura da SANESUL ocorreu durante evento oficial do governo do estado em Dourados nesta segunda, 08

A Sanesul autorizou a licitação para as futuras obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Laranja Doce de Dourados. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 36.000.000,00 reais em melhorias. Na manhã desta segunda-feira, 08, durante evento do governo do estado de MS na cidade, o diretor presidente da empresa anunciou o novo investimento.

“Mais uma vez estamos juntos, prefeitura, estado e Sanesul, promovendo ações para melhorar a vida das pessoas, e fazendo entregas para a população de Dourados. Capitaneados pelo governador, estamos aqui cumprindo o planejamento que o secretário Eduardo Riedel conduz e nos dá a chance de anunciar essa nova etapa da obra que já começa no próximo dia 25 de novembro. Nessa manhã quem ganha é Dourados com ações do governo sempre em parceria com todos os entes que estão comprometidos com o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. em seu discurso.

A empresa vai aumentar a eficiência da ETE Laranja Doce para 80 litros por segundo de esgoto bruto, ou seja, vai aumentar o volume de esgoto recebido para tratamento e consequentemente aumenta o número de imóveis atendidos. É mais qualidade de vida e saúde pública para um maior número de moradores.

Hoje, o governo do estado entregou e anunciou investimentos em educação e infraestrutura para Dourados, entre eles mais essa obra que será realizada pela Sanesul e que faz parte do projeto de universalização do saneamento. “É mais um investimento que será feito no saneamento e que aumenta a capacidade de tratamento de uma importante estação, a Laranja Doce, que já atende vários bairros da cidade. O empenho da Sanesul para viabilizar as obras de esgoto é visível em Dourados, recentemente foram entregues outras obras em outra estação. É uma sequência desse grande projeto de universalização do esgotamento sanitário nos municípios, somos um grande time trabalhando, com o compromisso de investir nos municípios em todas as áreas”, comentou o secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel, diante das autoridades, imprensa e populares que estavam presentes.

A ETE Laranja Doce é umas das cinco estações de tratamento que a Sanesul mantém em Dourados, juntas elas garantem o tratamento dos resíduos gerado pela cidade. Com as obras de esgotamento concluídas pela empresa em 2020, a Sanesul conseguiu atingir 85% da cobertura de esgotamento sanitário na cidade de Dourados.

Os recursos dessa ampliação são da própria empresa Sanesul que sempre está investindo em mais redes de coleta e tratamento nas cidades onde opera.

Alguns dos bairros que serão atendidos com a ampliação são o Mônaco, Europa, Riviera, Porto Royale, Hactares, Bourbon, Porto Unique.

“Há muito tempo a cidade anseia por investimentos desse tamanho e espero que nós consigamos executar isso tudo juntos. Quero agradecer muito a presença de cada representação, e a tomada de decisão do governador para ações que visam o desenvolvimento de Dourados”, disse o prefeito Alan Guedes.

A gestão municipalista do governador Reinaldo Azambuja não para e hoje foi vez de Dourados receber novos investimentos nos setores de educação e infraestrutura. O montante ultrapassa os R$ 110 milhões.

“O prefeito Allan foi escolhido pela comunidade e a mão estendida do Mato Grosso do Sul vai continuar aqui enquanto eu estiver governador”, afirmou o governado Reinaldo que aproveitou para lembrar o bom momento que a Sanesul está tendo no cenário nacional. “A Sanesul é bem administrada. Saiu no Valor Econômico esses dias que ela é uma das maiores empresas do Brasil e ela não é do governador Reinaldo, ela é de vocês, é do povo sul-mato-grossense. O povo está tendo um retorno em saneamento muito importante. Universalizar a coleta e tratamento de esgoto doméstico no prazo que a PPP vai fazer, em 4 anos, poucos países de primeiro mundo têm esse benefício. E, Dourados e mais 67 cidades terão esse benefício”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.