ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul aumenta segurança do abastecimento de água em Bonito com mais três reservatórios

Estão em construção mais três reservatórios de 500 mil litros cada, dois localizados na Vila Machado e um no Jardim Ipica Tarumã.
Escrito por ACOM/SANESUL
31/10/2022 14:14:10    


Foto: Acom/Melissa Schmidt

Os reservatórios estão localizados na Vila Machado e Jardim Ipica Tarumã

A empresa de Saneamento de MS – Sanesul está ampliando consideravelmente a capacidade de reservação de água na cidade de Bonito. Estão em construção mais três reservatórios de 500 mil litros cada, dois localizados na Vila Machado e um no Jardim Ipica  Tarumã. Há dois fortes motivos para este investimento, garantir a reservação adequada para atender a demanda e contribuir para a redução do índice de perdas de água tratada.

Cidade polo do ecoturismo no país, Bonito é um importante destino de turismo para o mundo e recebe todos os anos milhares de pessoas que vem para Mato Grosso do Sul conhecer este município que conta com muitos atrativos e possibilita aos visitantes várias opções de atividades.

Sem dúvida é o principal ponto turístico que em época de alta temporada, como férias ou feriados prolongados, vê o seu número da população da cidade quase triplicada, o que, consequentemente, provoca o aumento do consumo de água potável. Sendo assim, a empresa entende a necessidade de investimentos para garantir o abastecimento de forma continua em todos os períodos do ano.

De acordo com Elthon Santos Teixeira, Gerente de Desenvolvimento Operacional da companhia, este é um acréscimo de reservação que irá permitir a manutenção do abastecimento com segurança nos períodos de temporada turística, dando mais robustez na infraestrutura local. 

Além destas ações, nos últimos dois anos a SANESUL investiu na perfuração de poços com grande incremento na produção de água, trazendo segurança ao abastecimento da cidade.

Bairros atendidos - O centro de reservação Tarumã irá beneficiar a população que mora na Hípica Park Tarumã, Jardim Andreia, BNH, Parque das Águas, Portal do Rio Formoso e o Residencial Rio Formoso. Já o centro de reservação Machado irá beneficiar os moradores da Vila Machado, parte da Vila Donaria, Jardim Boa Vista, Solar dos Lagos I e II, COHAB, América e Parte do Atlântico.

Combate às perdas
O projeto também visa a setorização e a eficiência do sistema de abastecimento como um todo, principalmente com relação ao combate as perdas de água tratada. Aliás, esta é uma meta estratégica da Sanesul que tem focado em ações preventivas, monitoramentos e várias operações para diminuir os índices. 
A orientação da diretora-presidente da Sanesul, Marta Ferreira Rocha, é para que sejam feitas ações e um esforço permanente em todas as unidades da empresa no estado, a fim de diminuir os índices de perdas. 


As expectativas são boas. Segundo a Gerência de Desenvolvimento Operacional, no início do projeto o índice de perdas em Bonito estava em aproximadamente 300 l/lig/dia. Após as ações executadas pela Regional com apoio da GEDEO, este índice caiu para 230,00 l/lig/dia, uma redução de aproximadamente 70,00l/lig/dia. A gerência afirma ainda que, com a conclusão das obras, e dando continuidade aos serviços de combate a perdas, é esperado que o índice caia para 200 l/lig/dia. De acordo com a GEDEO, este é só o começo de um trabalho que deverá reduzir ainda mais com o plano de combate que está sendo executado pela empresa. 
 
Os reservatórios são estruturas fundamentais para o sistema de abastecimento de água de uma cidade, tendo como principais finalidades a regularização da vazão, manter a segurança do abastecimento, regularizar as pressões, bombear a água fora do horário de pico elétrico e aumentar o rendimento dos conjuntos elevatórios. 


Para a GEDEO, manter a capacidade de reservação necessária garante a otimização da produção de água que é realizada nos poços, não sobrecarregando os mananciais naturais de captação. 

Cabe ressaltar que os reservatórios em construção são produzidos com alta tecnologia e materiais de primeira linha, como os utilizados mundialmente por grandes companhias. Eles são feitos de Aço-Vitrificado que tem a resistência e a flexibilidade do aço combinadas com a resistência à corrosão do vidro. Ou seja, este material proporciona alto desempenho e é muito resistente. Além disso, sua instalação é feita de forma rápida e a estrutura possui maior duração.   

Ampliação da rede de distribuição de água
Além da construção desses três reservatórios que juntos vão ampliar a capacidade de armazenamento de água tratada em um milhão e meio de litros para a cidade de Bonito, a Sanesul está implantando mais redes de distribuição dando suporte nos dias com maior pico de consumo. 

 

 

 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.