Com foco na universalização, Sanesul amplia o sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Rio Verde e Rio Brilhante

Com a presença do governador Eduardo Riedel e de representantes da Sanesul, também foi autorizada obra de abastecimento de água em Rio Brilhante
12/05/2023 15:20:51

Madson Valente durante a solenidade em Rio Brilhante

Como parte do planejamento estratégico visando à melhoria da qualidade de vida da população, o governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), entregou várias obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Rio Verde de Mato Grosso, na quinta-feira (11), e Rio Brilhante, nesta sexta-feira (12).

Em Rio Verde, a entrega das obras foi feita pelo governador Eduardo Riedel durante solenidade que contou com a presença do prefeito Réus Fornari, vereadores, secretários estaduais e municipais e outras autoridades públicas.

Durante o ato, foram entregues a execução de 24.745,20m de rede coletora e 1.296 ligações domésticas de esgoto, como parte do Programa Avançar Cidades com investimento de R$ 5,1 milhões.

Em discurso, Riedel reafirmou o compromisso com a gestão municipalista e destacou a necessidade dos investimentos e da parceria institucional com as prefeituras.

“É importante a gente acompanhar as obras em todo o Mato Grosso do Sul. É uma série de investimentos que serão aplicados em Rio Verde, a exemplo de todos os municípios, e é importante para o desenvolvimento do Estado”, colocou o governador.

O prefeito, além de fazer uma síntese de sua gestão, agradeceu ao governador pelos investimentos das obras de saneamento e em outros setores da administração pública.

"Agradeço o governo pela parceria, aprendi com o Riedel a fazer o dever de casa. Estou trabalhando muito no que diz respeito a organização da máquina administrativa, buscando equilíbrio financeiro, traçando metas e projetos para o desenvolvimento da cidade", afirmou Fornari.

Com mais essas obras de infraestrutura de saneamento, o plano de investimento do governo e da companhia prevê a universalização do esgoto para 2025 em Rio Verde, onde a área de cobertura hoje é 40%.

Rio Brilhante

Na manhã desta sexta-feira, o governador Eduardo Riedel cumpriu agenda em Rio Brilhante, onde entregou investimentos que somam R$ 3.119.452,11.

O diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Valente, representou o diretor-presidente da estatal, Renato Marcílio, durante a cerimônia que contou com a presença do prefeito Lucas Foroni, vereadores, secretários municipais, funcionários da unidade local da empresa e outras autoridades.

Durante o ato, foram entregues 20.466 metros de rede coletora de esgoto e 1.431 ligações domiciliares, com recursos do programa ‘Avançar Cidades’.

O governador Eduardo Riedel e a diretoria da Sanesul estão trabalhando em conjunto para antecipar a meta estabelecida pelo novo marco do saneamento, que prevê a universalização do sistema de esgoto em 2033.

Consciente da importância desse objetivo em torno da melhoria da qualidade de vida da população, o governo buscou parceria com iniciativa privada visando ampliar a área de cobertura do esgoto  nos 68 municípios onde a Sanesul detém a concessão dos serviços públicos.

Essas ações visam acelerar o processo e garantir que os sul-mato-grossenses tenham acesso aos serviços de esgotamento sanitário de forma mais rápida e eficiente.

O governador Eduardo Riedel destacou o crescimento na cobertura de esgoto projetado para o município.

"Nós construímos lá atrás um projeto para ter 100% de saneamento em Mato Grosso do Sul. Sob a liderança do secretário Hélio Peluffo (Infraestrutura e Logística) temos avançado junto com o capital privado um volume sem igual de investimento para que isso ocorra. Vamos chegar nessa meta dentro de cinco ou seis anos. Rio Brilhante sai esse ano de 34% de cobertura de esgoto e vai a 98% . É o que nós assinamos aqui. Mais 1.431 ligações de esgotamento sanitário e assinamos também um poço profundo de água de qualidade", disse o governador.

Poço

No mesmo evento, Riedel e Madson Valente autorizaram licitação no valor de cerca R$ 3,1 milhões para perfuração de um poço tubular profundo ( RBT-010) , com a previsão de vazão de 200 metros cúbicos por hora de água e profundidade de 400 metros.

Entre outras autoridades, prestigiaram o ato os deputados estaduais Zé Teixeira (PSDB) e Renato Câmara (MDB), e o secretário Hélio Peluffo Filho (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística).

Foto: Chico Ribeiro

Secretário Hélio Peluffo (Seilog) cumprimenta Madson Valente na cerimônia