ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Rota do Saneamento implantou mais de 80,7 mil ligações domésticas de esgoto em Mato Grosso do Sul

A meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento básico é que as cidades alcance a universalização do setor até 2033.
Escrito por ACOM/SANESUL
08/12/2022 08:12:53    


Obras da ampliação da rede de esgoto nas cidades de MS

Com objetivo de ampliar a área de cobertura do esgotamento sanitário e melhorar as condições de saúde pública e a qualidade de vida da população, o Programa Rota do Saneamento implantou mais de 80,7 mil ligações domésticas de esgoto em Mato Grosso do Sul.

A meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento básico é que as cidades alcancem a universalização do setor até 2033, garantindo que 90% da população tenham acesso ao tratamento e à coleta de esgoto.

Diante disso, o Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), está trabalhando para levar essa conquista para os moradores dos 68 municípios onde detém a concessão dos serviços públicos.

Afinal, a ideia do governador Reinaldo Azambuja e da diretoria da companhia de saneamento é colocar Mato Grosso do Sul na vanguarda desse projeto, visando se antecipar ao prazo fixado por lei.  

Criada pela Sanesul, a ‘Rota do Saneamento’, levou importantes obras de saneamento para 55 municípios do Estado num período de junho de 2021 até março deste ano, segundo relatório divulgado pela ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente), da empresa.

No total, a empresa executou 1.458.374 metros de rede coletora de esgoto, com 78% das obras concluídas, além 80.733 ligações domiciliares de esgoto (81% executados).

A companhia pública de saneamento investe ainda na construção 16 ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), na ampliação de outras 6 e promove melhorias na estrutura funcional de 2.

Os investimentos incluem recursos próprios da Sanesul por meio do programa ‘Avançar Cidades’ e também via parcerias institucionais com os órgãos públicos federais.

Evento de entrega de obras da ETE Porto Murtinho em 2021 durante a Rota do Saneamento

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

Ainda segundo o relatório, no sistema de abastecimento de água, a Rota do Saneamento perfurou 33 poços tubulares profundos e 33 reservatórios, que representa 19.950 metros cúbicos.

Apesar de o sistema de água ser universalizado no Estado, a Sanesul tem se dedicado muito para manter a segurança hídrica nos municípios em que opera por meio da perfuração de poços e outros investimentos visando garantir a reservação.

Apesar dos avanços, a companhia planeja novos investimentos para o ano que vem. No último dia 11, a diretoria entregou aos gerentes das 10 regionais e setoriais da sede da empresa, na Capital, o Plano Estratégico para 2023, no qual contém as metas de atuação e o cronograma de investimentos.

Além das obras específicas de sistemas de água e esgoto, a Sanesul investe na estruturação física e operacional, com reposição de veículos, equipamentos, ferramentas e maquinários (retroescavadeiras).

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, disse que a empresa cumpre determinação do governador Reinaldo Azambuja que é fazer entrega de obras à população e, ao mesmo tempo, os investimentos contribuem com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e ajudam na preservação do meio ambiente.

 


Foto: Acom

Perfuração de mais um poço BATAGUASSU - também entregue durante a Rota do Saneamento


Foto: Acom

Entrega de obras na Rota do Saneamento em Naviraí



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.