ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Renato Marcílio diz que PPP da energia solar é um avanço para o desenvolvimento de MS

O lançamento foi feito pelo governador Eduardo Riedel durante cerimônia ocorrida no auditório do Imasul, em Campo Grande.
Escrito por ACOM/SANESUL
07/02/2023 15:38:35    


Riedel, Renato Marcílio e autoridades públicos durante o ato

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcilio, prestigiou na manhã desta terça-feira (7) o ato de lançamento do “MS Renovável” (Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção da Energia) e da PPP da energia solar, este último que contempla a companhia de saneamento.

Segundo ele, a PPP da energia solar representa um avanço para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“A PPP da Energia Elétrica Fotovoltaica é um avanço para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul que, além da economia, garantirá energia limpa aos prédios públicos. Um projeto ousado e sustentável que a Sanesul tem o orgulho de fazer parte e, assim, contribuir com o meio ambiente do nosso Estado”, avaliou o dirigente.

O lançamento foi feito pelo governador Eduardo Riedel durante cerimônia ocorrida no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e contou com a presença de várias autoridades públicas.

"Quando a gente faz um projeto sustentável a partir de geração de energia renovável e isso traz 32% a 35% de economia para todo consumo de energia no Estado. Quando a gente fala em monetizar a questão ambiental e sustentabilidade é isso, recurso no bolso das pessoas e da sociedade a partir de projetos sustentáveis. A mensagem que a gente tem passado para o capital privado é muito poderosa, a agenda está colocada para que a tenhamos esses resultados, e quem vai se beneficiar é toda a sociedade sul-mato-grossense", afirmou o governador.

De acordo com o governo, o ‘MS Renovável’ é uma das ações do Proclima (Plano Estadual MS Carbono Neutro) que prevê zerar suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2030.

O documento traça o diagnóstico do setor energético e as estratégias para atingir o potencial de oferta de energia renovável no Estado.

Essa é a primeira ação prática por um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital, no 38º dia de gestão do governador Eduardo Riedel.

Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional na produção de energia solar, térmica - a partir da biomassa - e do biogás, visando minimizar os efeitos do sistema centralizado de distribuição.

 O Estado mantém esforços em diversificar a matriz elétrica e incentivar a geração e distribuição de energia a partir de fontes renováveis.

PPP da energia fotovoltaica

Na mesma cerimônia, Riedel também assinou os contratos de PPP (Parceria Público-Privada) de centrais de energia elétrica fotovoltaica para atender as estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.

Realizado no dia 29 de setembro de 2022, na B3, em São Paulo, a PPP prevê a implantação, manutenção e operação de centrais de energia elétrica fotovoltaica, com gestão de serviços de compensação de créditos, a fim de suprir demanda energética das estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.

Com projeto inovador no País e mais de 33% de deságio, Mato Grosso do Sul garantiu 37 % de redução de gastos com energia e nas instalações do Estado e Sanesul, além de reafirmar o compromisso com o projeto de carbono neutro para 2030.

O saldo positivo vem por meio da PPP  com a empresa HCC Energia Solar que venceu o certame e vai administrar o sistema por 23 anos no caso do Governo do Estado e 18 anos para a Sanesul.

A abrangência do projeto é de 1.434 Unidades Consumidoras de baixa tensão do Governo de MS; e 463 Unidades Consumidoras de baixa tensão da Sanesul.

No primeiro contrato, para atender a empresa de saneamento, serão aplicados R$ 560.110,61 de recursos do Estado, no prazo de 18 anos, para o suprimento da demanda energética de 463 unidades da Sanesul (60% unidades de Captação de Água – Poços e 40% unidades administrativas, reservatórios e Estação Elevatória de Água).


Foto: Saul Schramm

Renato Marcílio assina o contrato da PPP



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.