Rede de esgoto avança nos bairros de Deodápolis

Jardim Bastos, Jardim Nossa Senhora da Conceição, Jardim Estrela de Ouro, Jardim Deodápolis e parte do centro, são os bairros contemplados com a rede da Sanesul.
23/04/2021 15:30:59

Foto: Acom/Melissa

Prefeito de Deodápolis está acompanhando as obras de esgotamento e viabilizando mais obras para novos loteamentos

Entre os municípios que receberam obras de saneamento do Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está Deodápolis. A Sanesul está ampliando a cobertura da rede de esgoto na cidade. Os bairros contemplados são o Jardim Bastos, Jardim Nossa Senhora da Conceição, Jardim Estrela de Ouro, Jardim Deodápolis e parte do centro.

“Nosso município está crescendo e nós buscamos o desenvolvimento com responsabilidade, oferecendo sempre a infraestrutura básica para que os moradores tenham qualidade de vida e possam formar a sua família e manter seu negócio. Temos fornecimento de água para todos, agora buscamos a universalização da rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico. Com previsão de novos loteamentos para moradia é preciso garantir o saneamento nessas áreas, mantendo o crescimento ordenado e com todas as condições necessárias para as famílias que querem morar na nossa cidade”, comentou o prefeito Luiz Valdir Sartor que esteve na empresa para programar uma próxima etapa de investimentos.

Atualmente, a Sanesul está executando 9,9 km de estrutura para coleta do esgoto doméstico dos imóveis e mais 600 ligações. A Sanesul viabilizou recursos próprios para garantir que essas obras fossem executadas, o valor é de R$ 1.350.900,00.

“Umas das preocupações da empresa é fazer a rede de esgoto e de água sempre no início do projeto, por isso é bom ter essa parceria com a prefeitura que nos traz as demandas para que a nossa equipe possa ajustar os recursos e cronograma.

Pelo menos cinco bairros mais a área central estão recebendo a rede de esgoto e terão ligações autorizadas em breve.

O ideal é que o saneamento seja prioridade nas cidades em razão de ser um trabalho complexo e perfurar o solo. O saneamento é essencial para a saúde pública e precisa ser planejado para que seja feito da forma correta”, disse o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

Segundo a prefeitura, um novo loteamento está sendo entregue em breve, e mais dois loteamentos estão em fase de estudo de viabilidade. Todos deverão ter a rede de esgoto disponível para que o morador faça a ligação.

“Nosso objetivo é construirmos juntos um novo pacote de obras para o próximo semestre utilizando bem a geologia da cidade e garantindo que Deodápolis tenha um crescimento saudável seguindo as diretrizes nacionais do saneamento básico”, explicou o prefeito.

“O Governo do Estado e a Sanesul estão trabalhando pela universalização do esgotamento sanitário, direcionando todo esforço necessário para atingir essa meta nos próximos cinco anos. Não temos dúvida de que Deodápolis vai chegar a cem por cento de cobertura muito rápido”, finalizou o diretor presidente.

Reabilitação da ETE - Em 2019, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Deopdápolis foi reabilitada pela Sanesul, um investimento de R$ 555.120,00 em recurso próprio, para potencializar o tratamento do esgoto doméstico da cidade.

Após o término das obras de infraestrutura, os moradores são comunicados pela Sanesul autorizando a ligação do imóvel na rede de coleta da empresa.

Leia sobre isso aqui: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-orienta-moradores-sobre-interligacao-de-esgoto