Programa Rios Cristalinos é lançado em Bonito em parceria com a Sanesul

Programação especial faz parte da Semana Mundial da Água e envolve múltiplas ações visando proteger as águas e promover melhorias no saneamento básico da cidade turística.
21/03/2023 17:08:59

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, fala durante o evento em Bonito.

Com objetivo de proteger seus principais mananciais, incluindo os córregos Saladeiro, Bonito e Restinga e o Rio Formoso, a prefeitura de Bonito lançou nesta terça-feira (21) o ‘Programa Rios Cristalinos’, em parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e com a Ambiental MS Pantanal.

Com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, da secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, do diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, entre outras autoridades, o lançamento do programa ocorreu nesta tarde, no auditório do CMU (Centro de Múltiplo Uso).

Organizada pela Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a programação especial faz parte da Semana Mundial da Água e envolve múltiplas ações visando proteger as águas e promover melhorias no saneamento básico da cidade turística.

As ações envolvem uma série de eventos voltados à educação ambiental, proteção da fauna na área urbana e melhorias estruturais no sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Na prática, a ideia da parceria institucional é monitorar e intensificar a fiscalização para evitar eventuais ligações clandestinas na rede de drenagem e também de águas pluviais na rede de esgoto.

Para a organização do evento, a fiscalização de ligações irregulares é fundamental visando garantir que o esgoto seja tratado adequadamente e não contamine os rios e córregos.

Da mesma forma, o monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos é importante para identificar quaisquer problemas que precisam ser resolvidos.

Essas medidas são extremamente essenciais para preservar os recursos hídricos locais, prevenir a poluição, promover o saneamento básico adequado e garantir a saúde pública, sobretudo, permitir que aos moradores da região possam desfrutar dos rios cristalinos sem colocar em risco sua saúde e o meio ambiente.

Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade, atraindo turistas interessados em conhecer suas belezas naturais.

O diretor-presidente da Sanesul enalteceu a iniciativa da prefeitura, destacando a importância desse tipo de ação.

Ele disse que era uma honra representar o governador Eduardo Riedel durante o evento e que o programa é de fundamental importância para a Sanesul, para a MS Pantanal, para o município e, principalmente, para a população de Bonito.

“Esse excesso de chuva que houve atrapalhou bastante e talvez expos algumas situações, como os excessivos extravasamentos das redes, que não são necessariamente causados pelo mal funcionamento do sistema, ao contrário, nós temos aqui um dos melhores, se não o melhor, sistema de tratamento de esgoto do Estado”, afirmou o diretor-presidente da Sanesul, ao participar do ato de lançamento do programa.

Renato Marcílio advertiu sobre a prática de ligações irregulares e avisou que a empresa irá trabalhar para evitar esse tipo de "crime".

"Nos detectamos isso e resolvermos fazer uma parceria de todo mundo trabalhar, então vamos atuar por meio da comunicação, depois nós vamos ir para intervenção e se precisar, punição, porque isso não pode ficar impune, porque quando você não pune o que está errado, você está punindo quem está certo, acho que não dá para conviver com isso. De qualquer forma, a gente precisa do engajamento da população, que precisa entender essas ações", colocou Renato Marcílio.

O prefeito Josmail Rodrigues disse que o objetivo dessa ação integrada não é causar prejuízos a ninguém. “Que fique bem claro que não iremos multar ninguém. O objetivo é identificar o problema, que eu acredito que muitos moradores podem nem saber que existe em seu imóvel, e orientá-los de como corrigir. Todos somos prejudicados, porque rios sujos significam prejuízo na economia, sem falar de todos os crimes ambientais”, comentou.

Josmail disse que o programa tem um objetivo maior, que é proteger um patrimônio da sociedade local, que são seus recursos hídricos, os quais tornam o município e a região em referências internacionais em belezas naturais e no ecoturismo. Ele lembrou que a prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, está atuando fortemente na recuperação das áreas afetadas pelas fortes chuvas e no controle das águas para impedir o turvamento dos rios.

Além de ressaltar a importância da iniciativa do município em lançar o programa 'Rios Cristalinos', Paulo Antunes, disse que a MS Pantanal é defensora de ideias voltadas a preservação ambienal.

"Acredito que preservar e  restaurar os nossos rios e nascentes deva estar na prioridade de toda sociedade. Participar de um programa que tem como foco principal esse propósito não só aumenta o compromisso com o nosso negócio principal, que a coleta e tratamento do esgoto das cidades atendidas pela Sanesul, como nos  permitir integrar ainda mais as necessidades de cada localidade que atuamos", enfatizou.