Prefeito enaltece investimentos da Sanesul em obras de saneamento em Anaurilândia

O diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, entregou nesta quinta obras de abastecimento de água e esgoto no valor de mais de R$ 3,5 milhões
16/12/2021 11:11:25

Prefeito Edinho expõe troféu da Rota do Saneamento

O prefeito Edson Takazono enalteceu os investimentos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em infraestrutura de saneamento em Anaurilândia, ao discursar na manhã desta quinta-feira (16), durante a cerimônia de entrega de obras em seu município.

Durante o ato público, o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, entregou obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade, localizada no Vale do Ivinhema.

Edinho, como é popularmente conhecido, destacou a importância dos investimentos da Sanesul na ampliação da rede de esgoto não apenas em Anaurilândia, mas nos demais municípios onde a empresa tem a concessão dos serviços.

A determinação da companhia, que trabalha com a meta de universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul em parceria com as prefeituras, foi elogiada pelo prefeito.

Durante o ato, foram inauguradas a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com  capacidade 20 litros por segundo, uma elevatória de esgoto tratado, 1.287 metros de emissário, 3.246 metros de rede coletora de esgoto,  424 ligações domiciliares de esgoto, reabilitação de 141 ligações domiciliares de esgoto, além de laboratório e urbanização e obras complementares.

No total, a Sanesul investiu R$ R$ 3.481442,17 na execução dessas obras.

“O Waltinho é um exemplo de gestor, principalmente à frente da Sanesul. Parabéns a você, eu sei que esse investimento não é só em Anaurilândia, mas nos 68 municípios nos quais a empresa faz a gestão”, enfatizou.

O prefeito disse que testemunhou o momento em que governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, começaram a planejar a questão da universalização do esgotamento sanitário no Estado.

“A Sanesul é uma das empresas pioneiras que está levando a todos os municípios a questão do tratamento do esgoto. Quando se fala em saneamento básico se fala em saúde. Antes, a gente ouvia em noticiários a mortalidade de crianças porque as pessoas não consumia de forma nenhuma água tratada. Falo por Anaurilândia, hoje temos aqui 100% de água tratada, tanto no município, quanto no Distrito do Quebracho”, pontuou.

Para Walter Carneiro Júnior, a Rota do Saneamento, programa criado pela Sanesul, tem cumprido o cronograma de entrega de obras nos 68 municípios onde opera os serviços, por determinação do governador Reinaldo Azambuja.

O dirigente destacou o avanço na ampliação do esgotamento sanitário em Anaurilândia visando à meta de universalização.

“O pulmão de um tratamento de esgoto é uma estação, é o que é mais caro para fazer, é o que é mais complexo, porque demanda licenciamento, demanda você definir qual o corpo receptor que vai receber o esgoto”, destacou, referindo-se a ETE entregue ao município.

Ainda durante a cerimônia de entrega de obras no município, o prefeito recebeu dãos mãos de Walter Carneiro Júnior o tradicional troféu da Rota do Saneamento, lembrança que está sendo conferida aos gestores parceiros.

POÇO

Walter Carneiro Júnior entregou ainda a obra de perfuração e ativação do poço tubular profundo (VQB-002), com vazão de 25 metros cúbicos por hora e profundidade de 128 metros, no Distrito de Vila Quebracho.

Com recursos próprios da empresa de saneamento, os investimentos na obra totalizam R$ 287 mil.

Também foram investimentos no reforço de 250 metros de rede de distribuição de água, diâmetros variando entre 100 e 150, beneficiando os bairros Jardim Esperança I e II e região do Jardim Água Amarela, no valor de R$ 54.068,38.

Walter Carneiro Júnior, diretor-presidente da Sanesul

Prefeito recebeu um troféu da Rota do Saneamento das mãos do diretor da Sanesul