Plano de gestão do governo do Estado inclui investimentos de R$ 396 milhões em saneamento básico

Segundo o governador, Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do País a universalizar o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a Sanesul opera
25/04/2023 10:02:17

Barbosinha e o governador Eduardo Riedel durante o evento

Em cerimônia ocorrida na noite de segunda-feira (24), em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel apresentou o planejamento da gestão, denominada “Ano 1 de um novo ciclo de desenvolvimento”, que inclui importantes investimentos em vários setores da administração pública, entre os quais,  no saneamento básico.

Realizado no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o evento contou com a presença do diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Leopoldo Godoy do Espírito Santo, representando o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, além de parlamentares, secretários, prefeitos, vereadores e várias autoridades públicas.

Riedel destacou que o governo investirá com recursos próprios R$ 176 milhões e mais R$ 220 milhões em parceria público privada ainda este ano, no setor de responsabilidade da Sanesul, totalizando R$ 396 milhões em obras de saneamento.

“Este ano, serão R$ 176 milhões em saneamento por parte do governo do Estado, e mais R$ 200 milhões do nosso parceiro dentro da PPP da Sanesul, caminhando fortemente para a universalização do saneamento básico. É algo transformador para nosso Mato Grosso do Sul modernizar a infraestrutura”, disse o governador sob aplausos dos presentes.

Segundo ele, Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do País a universalizar o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a Sanesul detém a concessão dos serviços públicos, cumprindo assim, a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico.

“A previsão é que em 4 anos o MS alcance a cobertura de 80% do Estado com o serviço – água tratada, esgotos coletados e tratados”, diz trecho do plano de gestão apresentado na solenidade.

GRANDES INVESTIMENTOS

Para a Sanesul, as obras de esgotamento sanitário são de extrema importância para a saúde pública e preservação do meio ambiente.

Ao longo de um período, a companhia já investiu mais de R$ 1,6 bilhão em obras de infraestrutura de saneamento básico, levando água potável e esgotamento sanitário para milhares de famílias sul-mato-grossenses dos municípios atendidos.

Os números fazem parte de um relatório da Sanesul que inclui a execução de obras de abastecimento de água tratada e esgoto, entre outros investimentos, no período de 2015 a 2022.

O levantamento aponta um total de R$ 1.686.769.045,77 aplicados no setor em 128 localidades (68 municípios e 60 distritos) onde a Sanesul opera.

A empresa está presente na vida de 1,7 milhões de sul-mato-grossenses, distribuindo cerca de 11 bilhões de litros de água tratada por mês e também trabalha no sentido de universalizar o sistema de esgotamento sanitário.

Apesar de o serviço de abastecimento de água ser universalizado, a Sanesul continua atuando no sentido de garantir a segurança hídrica no Estado, perfurando novos poços em todas as suas 10 regionais com investimentos necessários a manutenção do setor.

Foto: Saul Schramm

Governador durante o evento na UEMS, em Campo Grande.