Para mostrar a importância do esgotamento sanitário para a saúde, Sanesul participa de ação com idosos em Três Lagoas

Os encontros com grupo de idosos de Três Lagoas ocorreram nos dias 22, 23 e 24 de novembro, totalizando 150 pessoas.
25/11/2022 13:39:10

Grupo da melhor idade fez passeio, ouviu várias dicas e orientações sobre o sistema de esgotamento e preservação das lagoas, e ainda ganhou brinde para levar pra casa e usar na hidratação diária

Em Três Lagoas, a Sanesul reuniu idosos beneficiários da Secretaria Municipal de Assistência Social para mais uma ação ambiental, desta vez denominada de Campanha de Mobilidade Urbana, que foi realizada na Lagoa Maior.

Essa ação faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social integrado as obras de melhoria e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que é operado pela Empresa de Saneamento de MS- SANESUL, e é realizada em todas as cidades, reunindo a comunidade para falar da importância do saneamento básico para a saúde pública. As ações são supervisionadas pela GEMAM – gerência de meio ambiente da empresa.

Primeiramente, a turma da melhor idade ouviu uma palestra sobre meio ambiente cujo objetivo é mostrar como são as obras da rede de coleta e o tratamento do esgoto doméstico na cidade. Segundo os técnicos, é um momento importante quando a comunidade tem contato direto com o serviço, entende melhor como ele funciona e quais são seus benefícios reais para a saúde de cada pessoa da família.

Depois, todos fizeram um passeio em torno na Lagoa Maior, cartão postal da cidade, com visita no Jardim Aquático e contemplação da natureza.

O passeio foi orientado para apresentar a fauna e a flora local, explicar sobre o escoamento pluvial da cidade, a funcionalidade das lagoas de contenção, e conhecer melhor o trabalho feito na preservação.

Para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e estímulo a redução de plástico e materiais descartáveis, ao final dos encontros, cada participante recebeu uma garrafa squeeze e uma sacola ecológica. Também receberam uma cartilha educativa sobre saneamento básico.

Foram parceiros nesta ação as secretarias municipais de assistência social e de meio ambiente, também o departamento de trânsito.

Ações nas cidades  - A Sanesul segue uma longa agenda de cursos e palestras que fazem parte dos projetos sociais que a empresa mantém junto às comunidades onde opera o sistema de esgotamento sanitário. A Gerência de Meio Ambiente da Sanesul - GEMAM é a responsável pelo calendário de atividades e acompanha toda a sua execução.

As ações trazem informações sobre o funcionamento do sistema de esgoto, como forma de integrar a população beneficiária na disseminação dessas informações e orientações a respeito do beneficio recebido e sua interface com as questões ambientais e de saúde e cidadania.

Não falou lanche e muita água para hidratar esse grupo especial, bem animado e super disposto a ver tudo.