Médico Marcelo Vilela durante a palestra
O mês de novembro faz um alerta para o câncer de próstata, uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Esse foi o tema abordado na manhã desta quinta-feira (10) pelo médico Marcelo Luiz Brandão Vilela, ao proferir palestra para os funcionários da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
Em clima descontraído e de interação, durante o evento ocorrido no auditório da empresa, o médico discorreu sobre a importância dos exames preventivos e das consequências para quem não se cuida.
Representando o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, o diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, abriu o evento lembrando de complicações envolvendo alguns colegas em relação a próstata e falou sobre a importância da campanha Novembro Azul como forma de prevenir a doença.
“Aqui, a empresa oferece condições para que a gente possa cuidar da nossa saúde. Saúde é vida, porque de certa forma é que mantém a nossa família e o nosso trabalho, por isso a importância de vocês estarem aqui para ouvir o nosso palestrante”, disse Onofre, ao agradecer a presença de todos.
Segundo o médico, os sintomas começam surgir quando o câncer está em estágio avançado, podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.
Ele também orientou sobre a necessidade de se manter uma alimentação balanceada, evitando o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e incentivou a prática de atividades físicas.
Segundo ele, adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças.
Quando ir ao urologista?
Ainda durante a palestra, Marcelo Vilela reforçou que é importante estar atento aos sinais do corpo e procurar o urologista sempre que apresentar algum problema como dificuldade ao urinar, dor nos rins ou durante as relações sexuais.
Ele observou que é importante agendar uma consulta com o urologista a partir dos 40 anos, lembrando que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer.
O profissional também advertiu sobre os casos em que há diagnóstico de câncer na família, acrescentando que os exames preventivos podem salvar a vida.
PSA
O câncer pode ser diagnosticado por meio de dois exames: toque físico e laboratorial analisando a dosagem do PSA. Após o resultado se houver aumento da glândula ou PSA alterado, o médico deve solicitar uma biópsia para detectar a presença do tumor e verificar a sua condição. Esses dois exames são fundamentais para a detecção da presença do câncer.