ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Novas ações são apresentadas para solucionar problemas de falta de água nas aldeias de Dourados

Integrantes do Grupo de Trabalho que busca soluções para fornecimento de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó se reuniram na Sede da Sanesul em Dourados
Escrito por ACOM/SANESUL
04/04/2023 15:40:03    


Equipe multidisciplinar que forma o GT desde fevereiro busca soluções para normalizar o abastecimento nas aldeias Bororó e Jaguapiru.

Uma nova reunião foi realizada nesta terça-feira (4) entre os integrantes do Grupo de Trabalho criado para buscar soluções para a falta de água nas aldeias indígenas de Dourados. Foram apresentadas propostas imediatas e também de longo prazo.

A Sanesul está oferecendo uma cooperação técnica visando identificar às falhas do sistema existente na localidade.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressaltou que após um estudo técnico foram construídas três alternativas, sendo para isso elaborado um diagnóstico para normalizar o abastecimento nas aldeias Bororó e Jaguapiru.

Entre os vários serviços a serem feitos, Marcílio elenca a substituição e adequação de bombas e cabos elétricos, assim como a instalação de macromedidor para controle, entre outras.

“Desde o início a Sanesul é sensível aos problemas apresentados e está com corpo técnico mobilizado para encontrar soluções junto com o governo do estado. Trabalhamos dentro da nossa possibilidade de atuação nas comunidades, com alternativas técnicas e financeiras dentro dos limites da legalidade", disse.

Um projeto técnico de saneamento deverá constar a concepção de poços artesianos profundos, reservatórios, rede de distribuição eficiente e todo o tratamento adequado. Isso permitirá ao governo do estado discutir com o governo federal, que é o responsável pelas aldeias indígenas, alternativas e recursos necessários para a execução do projeto.

O vice-governador Barbosinha, que encabeça o GT, enfatizou que o Governo de Mato Grosso do Sul tem se empenhado bastante na busca de soluções possíveis para esse problema de falta de água na RID (Reserva Indígena de Dourados), adotando medidas emergenciais para garantir abastecimento nas aldeias em que ocorre o problema.  "Agora estamos na etapa de elaborar os projetos técnicos executivos para serem apresentados em Brasília”, afirma. 

A reunião foi realizada na sede da Sanesul, em Dourados, e contou com a presença online de representantes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), ligados diretamente ao Ministério dos Povos Indígenas, além do MPF (Ministério Público Federal) e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Também estiveram no encontro do GT lideranças das aldeiras Jaguapiru e Bororó, o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino, representantes do DSEI, Polícia Militar e prefeitura de Dourados. A próxima reunião do grupo ocorrerá em Brasília (DF), com os técnicos do DSEI.

 

A RID (Reserva Indígena de Dourados), segundo dados do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), possui uma população de aproximadamente 24 mil pessoas, o que a torna maior em número de habitantes que 42 municípios sul-mato-grossenses.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.