Laboratórios da Sanesul – compromisso com o controle de qualidade da água

Veja nosso vídeo institucional
30/07/2021 17:00:23

A Sanesul mantém um controle rigoroso e diário da qualidade da água que é ofertada aos moradores dos municípios atendidos pela Companhia.

Para que isso aconteça de forma eficiente, a empresa possui 11 laboratórios de ensaios de controle, sendo que no Laboratório de Campo Grande é feito o processamento das análises de maior complexidade, e nos 10 laboratórios das sedes regionais são realizadas as análises de maior frequência.

Os laboratórios nas regionais recebem todas as amostras coletadas pelas equipes dos municípios, um trabalho que exige boa logística e profissionais capacitados. Nos laboratórios as amostras são analisadas por equipe com formação técnica e/ou graduação nas áreas de química e biologia, para atuarem em procedimentos laboratoriais.

São 1.731 pontos para coleta das amostras de controle de qualidade distribuídos nos municípios atendidos pela empresa. São exigidas pela legislação em função da população abastecida de cada localidade um total de 4.416 coletas de amostras de água por mês. Foram realizadas em Janeiro de 2021 cerca de 5.420 coletas de amostras, e em Fevereiro/21, mais 5.747 amostras.

Controle de qualidade:

O rígido controle é feito em dois momentos: no Operacional e no Controle de Qualidade dos Sistemas e Rede de Distribuição. Além disso, são realizados ensaios para monitoramento da água bruta, proveniente dos poços e mananciais superficiais.

Para levar água tratada nas localidades atendidas, a empresa também investe em tecnologia e equipamentos de tratamento.

Como forma de garantir a transparência, os resultados dos ensaios das amostras realizados pelos 11 laboratórios da Sanesul são disponibilizados à população mensalmente, nas contas de água de todas as localidades, e anualmente através do relatório anual entregue em cada domicílio até o mês de março de cada ano. Também estão disponíveis para consulta dos resultados do controle de qualidade no portal “SISAGUA” do Ministério da Saúde.