Obras em Ponta Porã não comprometem abastecimento de água
As obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas pela prefeitura de Ponta Porã não comprometem o abastecimento de água, conforme afirma a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
Em meio a uma série de intervenções de realocação e melhorias nas redes de abastecimento, a empresa garante que o fornecimento de água segue normalmente para toda a população, enquanto os serviços de pavimentação das empreiteiras contratadas pelo município avançam.
A coordenação entre as obras de saneamento e pavimentação busca preservar o novo asfalto, evitando futuras escavações e garantindo a integridade da infraestrutura urbana.
A parceria com a prefeitura local visa promover melhorias duradouras na infraestrutura da cidade, embora, durante esse período, possam ocorrer transtornos temporários.
De acordo com o gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, a empresa está empenhada em transferir as redes de água do eixo das vias para as calçadas, assim como realizar outras melhorias na infraestrutura de distribuição de água, visando facilitar futuras manutenções com o mínimo de comprometimento no asfalto novo.
Essa medida é parte de uma estratégia para que, no futuro, qualquer intervenção para consertos ou novas ligações de água seja feita de maneira mais eficiente com mínimos e sem prejuízos ao pavimento.
Porém, as várias frentes de obras no município têm apresentado desafios adicionais.
"O que acontece é que existem várias frentes de obras no município ocorrendo simultaneamente e que promovem danos nas redes existentes ou recém implantadas", explicou Poveda Filho.
Ele destacou que essas obras de infraestrutura, que envolvem drenagem e pavimentação com o uso de grandes equipamentos, têm elevado potencial de impacto sobre as redes de distribuição de água.
Célio Poveda Filho ainda reforça a necessidade de cuidado por parte das empresas envolvidas para minimizar os danos nas redes da Sanesul.
"A gente sabe que são obras de infraestrutura robustas... mas existe uma metodologia de implantação que pode diminuir ou extinguir as nossas quebras de rede”, pontuou. A cada rompimento de uma rede de água, o abastecimento de vários bairros é interrompido, obrigando a equipe da Sanesul a realizar reparos que, por vezes, podem ocasionar falta d’água temporária.
O gerente disse que, com o compromisso de reduzir os impactos ao máximo, a Sanesul e a prefeitura pedem a compreensão e colaboração da população durante esse período de obras de melhorias nas infraestruturas urbanas.
Segundo ele, embora os transtornos sejam inevitáveis, os investimentos trarão benefícios duradouros à infraestrutura e qualidade de vida em Ponta Porã.
Ele pediu à população compreensão pelos transtornos temporários causados pelas obras de pavimentação e drenagem em andamento no município.
Segundo o gerente, a Sanesul está trabalhando para manter o abastecimento de água adequado e em volume suficiente para toda a cidade.
Poveda esclarece que esses transtornos não são de responsabilidade da Sanesul e reforça que, ao final das obras, a infraestrutura local será amplamente beneficiada.
“Eu gostaria de pedir a conscientização da população de que esses transtornos são pontuais, que vão demandar uma paciência decorrente das obras que estão em andamento, que é a universalização do asfalto que o município e o governo estão fazem com a drenagem”.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA NORMAL
Poveda Filho afirma que, apesar dos transtornos causados pelas obras, o abastecimento de água permanece normal na cidade fronteiriça.
“Nós temos produção adequada em volume para atender toda a população”, esclarece ele, reforçando que as paralisações no fornecimento são ocasionais e resultam exclusivamente de quebras de rede provocadas pelas frentes de obras das empresas envolvidas no projeto de infraestrutura.