Guia Lopes recebe mais de R$ 13,6 milhões em investimentos para ampliação da rede de coleta de esgoto

A ordem de serviço foi assinada nesta manhã pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva.
09/06/2022 10:27:14

Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) assina a ordem de serviço

A cidade de Guia Lopes da Laguna recebeu nesta quinta-feira (9) investimentos para execução de obras de ampliação da rede de coleta de esgoto.

No valor de mais de R$ 13,6 milhões, a ordem de serviço foi assinada nesta manhã pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, representando a diretora-presidente Marta Ferreira Rocha.

A cerimônia contou com a presença dos prefeitos Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna) e Valdir Júnior (Nioaque), do presiddente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), vereadores, secretários estaduais e municipais, funcionários da unidade da Sanesul local e populares.

Com recursos próprios da companhia de saneamento como parte do programa Avançar Cidades, os investimentos são para obras de execução de 12.895 metros de rede coletora de esgoto, 441 ligações domiciliares e implantação de uma estação elevatória de esgoto, além de obras complementares.

Somente para essas obras em torno da ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Guia Lopes da Laguna serão investidos um total de R$ 13.669.121,19.

Além de caminhar a passos largos a caminho da universalização do esgotamento sanitário em Guia Lopes e nos demais municípios atendidos pela empresa, a Sanesul também trabalha para garantir a segurança hídrica em todas as unidades consumidoras.

Em Guia Lopes, por exemplo, a empresa está investindo R$ um total de 15.848.422,35 em obras de saneamento básico, incluindo tratamento de esgoto e abastecimento de água tratada e compra de equipamentos.

A Sanesul recebeu a incumbência do governador Reinaldo Azambuja de investir, fazer entrega de obras de infraestrutura de saneamento que resultem em melhoria da qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul.

A meta é universalizar o sistema de esgoto no Estado, assim como a empresa cumpriu com responsabilidade a tarefa de levar água tratada de qualidade para todas as moradias dos municípios onde a concessionária mantém os serviços públicos.

ÁREA DE COBERTURA

Em março deste ano, a Sanesul entregou investimentos de quase R$ 11 milhões no município, incluindo água e esgoto.

A empresa inaugurou obras executadas com recursos próprios da companhia com objetivo de expandir o sistema de esgoto, cuja área de cobertura hoje é de 65,13%, além de autorizar outros investimentos e ativar um poço tubular profundo para garantir mais reservação de água para os moradores locais.

Entre as obras entregues e as autorizadas, o município recebeu R$ 10.454.615,28 em investimentos visando atingir a meta da universalização do esgotamento sanitário, estabelecida pelo governador Reinaldo Azambuja.

Foram entregues 40.264 metros de coleta de esgoto, 1.773 ligações domiciliares, duas estações elevatórias, além de obras complementares. No total, foram aplicados R$ 4.922.415,28.

Evento contou com a presença de várias autoridades