Governo e Sanesul assinam ordem de serviço para ampliação do sistema de esgoto em Camapuã

A cerimônia contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, da diretora-presidente da empresa, Marta Rocha, prefeito Manoel Nery, e autoridades.
14/06/2022 14:09:32

Estação de Tratamento de Esgoto em Camapuã

O prefeito de Camapuã, Manoel Nery, recebe nesta quarta-feira (15) o governador Reinaldo Azambuja e a diretora-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Marta Ferreira Rocha, com quem participará do ato de assinatura de ordem de serviço para início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.

Com área de cobertura atualmente em 67,47%, Camapuã é um dos 68 municípios do estado atendidos pela companhia que terá o sistema de esgoto universalizado em prazo antecipado, conforme meta estabelecida pelo governador Reinaldo Azambuja visando cumprir as regras  contidas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço ocorrerá às 10 horas, no Parque Poliesportivo do Estudante (Rua Alaor Gonçalves Rodrigues, s/no Bairro Coophavalle/BNH), com a presença do prefeito, vereadores, secretários, demais autoridades, funcionários da unidade local da Sanesul e populares.

Com recursos próprios da companhia de saneamento por meio do Programa Avançar Cidades, os investimentos preveem a execução de obra de construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com capacidade de 30 litros por segundo, duas estações elevatórias de esgoto bruto, 272 metros de linha de recalque (tubulações para garantir o bombeamento do esgoto) e 330 metros de emissário (canalização que transporta os efluentes desde a ETE até seu destino final).

No total, serão investidos nessas obras R$ 5.625.000,00 com recursos da terceira etapa do Avançar Cidades.

No valor de R$ 700 mil, o governador e a diretora-presidente da Sanesul também assinam autorização para licitação da obra de execução de 1.951,24 metros de rede coletora de esgoto e 49 ligações domésticas, também como parte do Programa Avançar Cidades.

De acordo com a Sanesul, os dois investimentos somam mais de R$ 6,3 milhões.

Marta Rocha destaca o comprometimento de toda a equipe da empresa, incluindo a fase de elaboração de projetos e execução de obras de infraestrutura de saneamento, sobretudo, a importância das parcerias institucionais envolvendo o governo, parlamentares e prefeituras em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

O ato público faz parte da agenda do governador, que irá autorizar outros investimentos na cidade, localizada na região norte de Mato Grosso do Sul.