ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Em Dourados, Sanesul instala TAUS de proteção da rede de água

O trabalho de instalação dos tanques de amortecimento unidirecional está sendo executado na região de Butiá, e vai garantir mais proteção a rede de distribuição de água tratada
Escrito por ACOM/SANESUL
22/02/2021 08:12:40    


Tanque de Alimentação Unidirecional – TAU, um dispositivo capaz de absorver o golpe de aríete gerado pela oscilação brusca do bombeamento água. Eles servem como proteção da rede de água.

Para que servem os grandes tanques que geralmente ficam ao lado das rodovias ou nas principais ruas de uma grande cidade? Eles são chamados de Tanque de Alimentação Unidirecional – TAU, um dispositivo capaz de absorver o golpe de aríete gerado pela oscilação brusca do bombeamento água. Eles servem como proteção da rede de água.   

O engenheiro da Sanesul, Fernando Macruz, explica que o TAU serve para proteger a rede pressurizada onde há grandes vazões.  

“Quando há uma rede muito extensa e com grandes vazões, geralmente operando com elevada pressão de serviço há a necessidade de prever a instalações de sistemas de proteção. Em Dourados, por exemplo, temos 8 TAUS instalados entre a elevatória de água bruta e a estação de tratamento de água que protegem a rede de 500 milímetros. Quando uma estação elevatória falha, seja por falha mecânica ou pela falta de energia elétrica no sistema de abastecimento, é gerado uma onda mecânica na tubulação que pode atingir pressões além da capacidade de resistência das tubulação. Isso é extremamente perigoso para a segurança da rede. O TAU trabalham como um tanque de segurança para amortecer essa pressão na rede evitando a propagação das ondas, explica o engenheiro de projetos da Sanesul.” 

Em Dourados a Sanesul está instalando mais duas unidades na nova rede de 600 milímetros, que conta com a extensão de 11 km, ganha esse reforço de proteção e garante água para toda a cidade.   

Para instalar nas duas novas unidades a Sanesul investiu RS 2,6 milhões de reais com recursos próprios. 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.