Foto arquivo
Há 10 anos, a distribuição das mudas em comemoração ao Dia da Árvore tornou-se uma ação permanente da Sanesul, diretamente ligada à sua missão, ao princípio de sustentabilidade ambiental e da política ambiental da empresa.
Em recente balanço realizado pela GEMAM (Gerência de Meio Ambiente), desde 2013, já foram distribuídas cerca de 72 mil mudas de diversas espécies durante as ações ambientais realizadas nos municípios atendidos pela empresa.
A GEMAM conta que na distribuição de mudas para a população, a Sanesul dá preferência pelas árvores com florada exuberante como os Ipês amarelo, rosa e branco, Jacarandá e Paineira, e também pelas árvores frutíferas como jabuticaba e aroeira pimenteira. Enquanto nos projetos de recuperação são selecionadas espécies nativas, respeitando as características de cada região atendida.
A Sanesul preocupa-se constantemente com o processo de interação com a comunidade e com a preservação do meio ambiente, por isso mantém parceria com as prefeituras, instituições públicas e o governo estadual, para fazer a doação e o plantio e mudas nativas em todo o Estado.
Além de reafirmar o seu compromisso com o meio ambiente, esta é a melhor forma de restaurar áreas degradadas, promover o reflorestamento urbano e rural, e fortalecer a conscientização ambiental entre os cidadãos.
BALANÇO DE 10 ANOS
Segundo o balanço, em 10 anos, 72 mil mudas foram doadas durante as ações e as parcerias com os municípios.
Em 2023, por exemplo, a Sanesul chegou a distribuir 11.400 mudas de várias espécies entre as suas unidades regionais, atendendo as solicitações de prefeituras, fortalecendo o reflorestamento em diversas regiões.
O destaque foi para o ano de 2022, com quase 15 mil mudas doadas para as 10 regionais que a empresa administra. Grande parte foi para a recuperação de áreas em Nova Andradina, arborização urbana em Naviraí, Paranaíba e Jardim.
Além das ações de distribuição das mudas nas cidades, a empresa também promove plantios de recuperação em áreas degradadas. Em Dourados, por exemplo, dois projetos da Sanesul focam em execução de ações de restauração ecológica. Juntos, os projetos totalizarão 2,57 ha de recomposição vegetal em Dourados. - Veja matéria relacionada https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-planta-1450-mudas-de-arvores-em-reserva-ambiental-de-dourados-7972
Para a direção da empresa, o objetivo é fomentar a arborização das cidades, promover melhoria nas condições climáticas e estimular a responsabilidade social pela proteção do meio ambiente, criando uma consciência coletiva em torno do tema.
“O plantio dessas mudas é uma contribuição direta para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuamos.
Foto arquivo
As árvores desempenham um papel fundamental no equilíbrio climático, na proteção dos recursos hídricos e na conservação da biodiversidade”, explica o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio.
Todas as ações realizadas são coordenadas pela Gerência de Meio Ambiente da Sanesul, com a participação de empregados das localidades onde a empresa opera o sistema de saneamento água e esgoto.
O reflorestamento é um importante aliado na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar, preservam o solo contra a erosão, protegem nascentes e cursos d'água, fornecem abrigo e alimento para a fauna local. Em áreas urbanas, as árvores ajudam a reduzir a temperatura, promovem sombreamento, melhoram o paisagismo e até valorizam os imóveis.
AÇÕES AMBIENTAIS PARA DEBATE E CONSCIÊNCIA COLETIVA DE CONSERVAÇÃO
Entre as principais iniciativas realizadas pela Sanesul, destacam-se diversas ações voltadas à educação ambiental entre os jovens nas escolas públicas municipais e estaduais.
A empresa também tem estabelecido parcerias com prefeituras para o plantio de árvores em praças e áreas públicas, ajudando a preservar as áreas verdes urbanas e a melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Para o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy, a ação de distribuição de mudas é um passo importante na construção de um futuro mais verde e sustentável para as gerações futuras.
Segundo ele, cada árvore plantada contribui para a saúde do planeta e para o bem-estar das comunidades, fortalecendo o compromisso da Sanesul com a preservação e o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
A Sanesul também realiza plantios nas matas ciliares dos corpos hídricos em suas propriedades, nas áreas das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e ETAs (Estações de Tratamento de Água) em diversos municípios. Outras iniciativas incluem o plantio ou a doação de mudas em atendimento a compensações ecológicas em decorrência das obras de saneamento, projetos de recuperação ambiental, como a restauração de nascentes e de áreas degradadas.
No Parque dos Poderes, localizado na capital, por exemplo, em 2023 foi realizada uma doação de mudas de árvores de grande porte para o plantio nas Secretarias do Governo do Estado, além de apoio para a AGEMS na implantação do Arco dos Ipês.
DOAÇÕES EM 2024
Este ano, em razão das condições climáticas e da crise hídrica, a empresa deverá distribuir as mudas aos municípios que fizeram a solicitação para algum projeto ou ação específica.
Essas doações serão realizadas a partir do mês de novembro, quando há previsão do início do período chuvoso, e quando as condições climáticas permitirem um atendimento mais eficiente e com maiores chances de sucesso dos plantios.