Dourados atinge 88% de índice de cobertura de esgotamento

Na atual gestão do governo Reinaldo Azambuja, a Sanesul garantiu para Dourados R$ 297,6 milhões em obras, aplicados integralmente no sistema de abastecimento de água tratada e no esgotamento sanitário.
10/06/2022 09:14:02

No sábado, dia 11 de junho, a Regional Dourados vai celebrar os bons resultados e índices do saneamento dos municípios que fazem parte do grupo. Na sua 20ª edição, o evento vai reunir gerentes, supervisores e funcionários de Dourados, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.

A Sanesul e seus funcionários entendem que o saneamento básico impacta diretamente na vida da população, preserva o meio ambiente e, sobretudo, reflete fundamentalmente no desenvolvimento socioeconômico dos municípios atendidos pela companhia. Assim, atenderam a incumbência do governador Reinaldo Azambuja para avançar na área de saneamento com o objetivo de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o esgotamento sanitário do Brasil.

Investimentos - Em Dourados, a segurança hídrica está em outro patamar, pois este serviço já é universalizado com todas as obrigações sanitárias cumpridas, obedecendo todos os parâmetros de potabilidade que são exigidos pela Anvisa e Ministério da Saúde, com água tratada de forma eficaz.

O próximo desafio é alcançar a universalização do sistema de esgotamento sanitário, atualmente 88% da população conta com o tratamento de esgoto disponível. O município tem cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) operando em conjunto para garantir o tratamento de resíduos gerados pela população.

No ano de 2020, a Sanesul e o Governo do Estado entregaram uma das obras mais importantes para o município, a Estação de Tratamento de Esgoto – Ipê, planejada para receber os efluentes domésticos de aproximadamente 50 bairros da cidade sendo que grande parte deles já possuia a rede coletora e ligações domiciliares prontas. Os investimentos continuaram em 2021, em novembro também foi autorizada a licitação para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Laranja Doce de Dourados, um investimento estimado em R$ 21 milhões.

Entre outros serviços, a empresa deu ordem de execução para grandes reformas e ampliações do sistema de abastecimento de água, reservatórios, rede de distribuição, implantação de adutora  para atender grandes regiões e centenas de famílias. Fez melhorias no sistema de controle, automação e telemetria, e investiu na infraestrutura física e operacional, com reposição de veículos, equipamentos, ferramentas e maquinários.

Todos os investimentos refletem num serviço que é fornecido de forma ininterrupta, 24 horas por dia, atendendo toda a população da segunda maior cidade do estado. Seja com recursos próprios ou federais, a Sanesul garantiu que o saneamento chegasse na casa da população douradense, garantindo a saúde pública de toda uma geração.