ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Dia Mundial da Água: Sanesul e escolas promovem conscientização sobre o uso responsável

Escolas da rede municipal realizaram diversas atividades para destacar a relevância do cuidado com a água
Escrito por ACOM/SANESUL
01/04/2024 15:53:35    


Ação em Água Clara

Entre as várias atividades que aconteceram em comemoração ao Dia Mundial da Água, o contato com estudantes é um dos mais importantes.

As atividades desenvolvidas junto com as escolas municipais sobre o 22 de março mostram o comprometimento do setor educacional em formar cidadãos mais conscientes e engajados na preservação desse recurso tão fundamental para a vida no planeta.

Reunir a turma para a troca de  ideias é uma forma de promover um debate sobre a importância de preservar esse recurso da natureza,e  engajar a nova geração a usar bem a água potável.

Todos os anos, em vários municípios, empregados da Sanesul se juntam aos professores para dar palestras e levar material educativo e esclarecedor para crianças e jovens trabalharem o tema em sala de aula.

Também são feitas blitz nas ruas e as equipes participam da limpeza de rios e córregos das cidades de onde a empresa capta a água para o tratamento e a distribuição.

Nas salas, as iniciativas educativas têm como objetivo principal alertar os alunos sobre a importância do uso consciente e sustentável da água, elemento essencial para a existência de todos os seres vivos. Entre as atividades propostas, acontecem palestras, oficinas, dinâmicas de grupo e projetos interdisciplinares, que envolveram diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, os estudantes são incentivados a compartilhar suas experiências e práticas de economia de água com seus colegas e familiares, ampliando o alcance da mensagem e fomentando a formação de uma comunidade mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Algumas ações

Em Jardim, por exemplo, Daniel Carvalho Justiniano, supervisor da unidade, e a professora Cássia Julita Dresch, especialista em Ciências/Biologia da Escola Estadual Professor Antônio Pinto Pereira e ex-laboratorista na Sanesul, fizeram uma parceria que resultou na distribuição de material didático impresso, destinado a fomentar a conscientização sobre o Dia Mundial da Água.

Segundo a unidade, esse recurso foi empregado em sala de aula, proporcionando aos estudantes a oportunidade de se aprofundarem no assunto.

Ação em Jardim

Após a leitura, os alunos foram incentivados a desenvolver textos próprios, nos quais puderam expressar suas perspectivas e reflexões sobre a importância da água. Além disso, um teatro, inspirado em uma história em quadrinhos relacionada ao tema, foi adaptado e apresentado pelos estudantes, que assumiram os papéis dos personagens, enriquecendo a experiência educativa com a arte da dramatização.

Já em Bonito, a Sanesul montou um stand na Praça da liberdade com atividades de educação ambiental para receber a visita dos alunos e da comunidade. O tema abordado foi o Dia da Água e a conservação ambiental dos córregos urbanos do município. Paralelamente, ocorreu a limpeza dos córregos Bonito e Restinga, afluentes do rio Formoso. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na qual fomos parcerios.

Em Água Clara, teve palestra com os alunos da rede municipal. Na cidade de Aquidauana, além do grande mutirão de limpeza do Rio Aquidauana, teve ação na Escola Municipal indígena polo General Rondon e na aldeia Bananal. Já a equipe de Porto Murtinho recebeu uma grande turma de jovens para conhecer a estação de tratamento da unidade. 

As Blitz educativas foram realizadas no dia 22. Durante a ação foram distribuídas cartilhas educativas e copos de água para população de Corumbá, Ladário, Laguna Carapã, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas, Aquidauana, Terenos, Miranda, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Angélica, Jateí, Taquarussu, Batayporã, Ipesal, Naviraí, Caarapó, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Juti,Mundo Novo, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi.

 

 






A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.