Captação de água no Rio Paraguai
No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) reitera seu compromisso com a segurança hídrica no Estado, impulsionado por uma agenda sustentável e importantes investimentos nos municípios nos quais mantém a concessão dos serviços públicos.
Mesmo após alcançar a universalização dos serviços, a empresa reconhece o seu papel de investir na preservação e gestão responsável dos recursos hídricos nos 68 municípios onde opera, destacando a importância da reservação de água como parte integrante de suas iniciativas, por determinação do governador Eduardo Riedel, que tem o saneamento básico como uma das prioridades de sua gestão.
Como parte do seu plano de investimento, a empresa pertencente ao governo do Estado aplicou R$ 227,3 milhões no setor de infraestrutura de saneamento, incluindo água tratada, esgotamento sanitário e equipamentos.
Para o diretor-presidente da companhia, Renato Marcílio, esses investimentos refletem no comprometimento com a excelência operacional e também com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades atendidas.
Em um contexto global onde a água é um recurso cada vez mais escasso e precioso, a Sanesul garante que a segurança hídrica seja mantida e fortalecida para as gerações presentes e futuras, em Mato Grosso do Sul, onde a empresa investiu de janeiro a dezembro do ano passado um total, R$ 227.378.656,46.
BENEFÍCIOS
No Brasil, a celebração ao Dia Mundial da Água vem acompanhada dos primeiros avanços do Marco Nacional do Saneamento, aprovado pelo Congresso em 2020, que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico no país até 2033, com 99% da população brasileira assistida com água potável e 90% de tratamento de água e esgoto.
De acordo com dados da companhia, a produção total de água hoje em média é de 11 bilhões de litros distribuídos por mês para atender uma população de 1.665.013 habitantes.
São cerca de 655.729 ligações de água e a capacidade de reservação do produto é de 136.934 m³.
Atualmente, a Sanesul mantém 456 poços e 346 reservatórios em funcionamentos.
Rio Taquari
A rede de água tem uma extensão de 10.973.971 km.
Além de levar água de qualidade para a torneira de toda a população das cidades onde opera, a Sanesul atesta que a área de cobertura do esgoto é de mais de 62% no Estado.
O presidente ressalta o papel da companhia no sistema de esgoto, assegurando a coleta, tratamento e devolução da água à natureza de forma praticamente idêntica à sua origem.
Renato Marcílio destaca que a universalização dos serviços de saneamento básico possibilita diversos benefícios para a sociedade, como a melhora em indicadores da saúde pública, diminuição da mortalidade infantil, estímulo à economia e mais qualidade de vida de forma geral.
"Estamos comprometidos em continuar expandindo o acesso ao saneamento básico em Mato Grosso do Sul para garantir um futuro mais saudável e próspero para todos os nossos cidadãos. E essa é uma das pautas prioritárias do governador Eduardo Riedel”, afirma o dirigente.
Além dos investimentos no setor, a Sanesul promove ações contínuas visando à preservação dos mananciais, como a que fará neste sábado (23), incluindo limpeza no rio Aquidauana, em alusão ao Dia Mundial da Água, e nos córregos que abrangem a cidade turística de Bonito.