Com andamento do Polo Industrial de Alcinópolis, Sanesul projeta rede de água e esgoto da área

Sanesul está projetando a infraestrutura para fornecimento de água tratada e a coleta de esgoto na área do Polo Industrial "Thiago Carneiro Pereira", que teve a sua criação aprovada no ano passado.
06/12/2022 15:19:08

Cidade de Alcinópolis

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, recebeu na manhã desta terça-feira (6), a visita do prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, com quem conversou sobre uma série de assuntos relacionados ao setor de saneamento do município.

O prefeito está na corrida para  garantir a execução da infraestrutura do Polo Industrial do município, que inclui a rede de água e de esgoto. Os projetos de Abastecimento de água (SAA) e Esgotamento sanitário (SES) na área estão sendo elaborados pela Sanesul e deverão ser apresentados ao município assim que concluídos.

POLO INDUSTRIAL

Segundo Dalmy, a ideia é viabilizar as redes de água e esgoto antes da prefeitura dar início aos demais projetos de infraestrutura do local.

O Polo Industrial "Thiago Carneiro Pereira", que teve a sua criação aprovada no ano passado, conta com 7,5 hectares, localizado as margens da rodovia MS-436 e saída para a BR-359, com capacidade de instalação de aproximadamente 75 novas empresas.

A expectativa para a implantação do Polo Industrial é de alavancar a economia do município, trazendo empresas para se instalarem aqui e gerar emprego para a população local.

Diretor Walter Carneiro Júnior com o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, com quem conversou sobre os investimentos no setor de saneamento do município.

Empresas já instaladas no município também poderão se candidatar para mudar o seu endereço para o Polo Industrial.

O projeto de saneamento prevê 75 ligações de água para grandes consumidores e toda a rede de esgoto nos lotes. Para que o esgoto seja tratado, também será necessário construir duas estações elevatórias de esgoto bruto. O investimento total será de aproximadamente R$ 1,7 milhão.

INVESTIMENTO EM SANEAMENTO

Até agora, o Governo do Estado, por meio da companhia, já investiu R$ 9,7 milhões em saneamento na cidade, situada na região Norte do Estado, incluindo obras de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário.

O montante de recursos investidos é referente ao período de 2015 a 2022, segundo levantamento da ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente), da Sanesul.

Do total aplicado, R$ 2,2 milhões foram em obras do sistema de abastecimento de água e R$ 7,1 milhões em esgotamento sanitário, além de R$ 371.402,68 em outros investimentos como reformas, melhorias operacionais e compra de equipamentos.

Esse volume de verbas aplicadas em saneamento explica o extenso cronograma de entrega de obras que a Sanesul vem cumprindo não apenas em Alcinópolis, mas em todos os 68 municípios onde detém a concessão dos serviços públicos.