Caarapó intensifica ações para combater a perda de água tratada

Mutirão de equipes fez vistoria nos bairros de Caarapó e também nos dois distritos. Objetivo é bater a meta de combate de perdas de água tratada e regularizar a situação de ligações fora do padrão da empresa
31/10/2022 14:45:34

Foto: Acom/Melissa Schmidt

O bairro beneficiado é o Santo Antônio

A unidade da Sanesul em Caarapó executou ação de padronização de redes e ligações de água na cidade. Com apoio da sua Regional Naviraí, a meta era a implantação de aproximadamente 300 metros de rede e padronizar 297 ligações.

O bairro beneficiado é o Santo Antônio, que está passando por obras municipais para construção de drenagem antes do início da pavimentação asfática. Ciente da necessidade de padronização do sistema de abastecimento de água no bairro, a Sanesul se antecipou. O objetivo dessa obra é melhorar o sistema de abastecimento de água e facilitar o trabalho de manutenção no futuro. É um projeto estratégico da empresa e de modernização.

“Com a padronização, caso haja necessidade de manutenção, a equipe local poderá fazer o reparo sem interromper o fornecimento de água para todos os moradores do bairro”, explica Luciney Guedes, supervisor da unidade.

Ou seja, é possível parar a água apenas do imóvel ou no local que apresentar o problema, deixando o restante dos imóveis com água. Também facilita o trabalho da equipe e reduz o tempo de execução e os custos da obra.

“Fazemos a substituição dos ramais antigos, peças e conexões. Além do apoio da regional, através de nossos gestores e as equipes de Caarapó, a ação também contou com o apoio das unidades de Naviraí, Juti e Itaquiraí. O trabalho de padronização que está sendo realizado, proporcionará ao bairro um abastecimento mais eficiente e com melhor qualidade, minimizando a incidência de vazamentos e contribuindo para o controle e redução de perdas”, explica Guedes.

Menos perdas da água tratada

Desde fevereiro deste ano são desenvolvidas ações de combate às perdas de água em Caarapó e seus Distritos, Cristalina e Nova América.

“Iniciamos visitas nos domicílios de Caarapó realizando a verificação de vazamento com a utilização da haste de escuta. Essa verificação não apenas detecta vazamentos invisíveis como também nos auxilia na padronização das ligações que não estão regularizadas”, disse o supervisor.

De acordo com Guedes, os resultados são sempre positivos e foram encontrados muitos vazamentos visíveis e invisíveis na rua, vazamento em ramais e cavaletes, além de ligações fora do padrão que estão sendo regularizados.

Ele também reforça o apoio que recebeu da regional e as unidades Juti, Itaquiraí, Iguatemi e Mundo Novo. “Todas nos enviaram funcionários para realizar este trabalho. Conseguimos atingir cerca de 4 mil vistorias, onde foram detectados 40 vazamentos invisíveis, várias ligações fora do padrão e com irregularidades. O trabalho de combate às perdas continua até atingir todos os bairros de Caarapó, em seguida será realizado uma nova etapa de vistoria nos distritos”.

Segundo o supervisor, combater a perda de água não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. “Basta ter conhecimento, comprometimento e determinação, pois esse é um trabalho cheio de detalhes e deve ser contínuo, que necessita de empenho e dedicação de toda a equipe”.