A importância do RH no setor do saneamento

Todas as profissões têm a sua importância, e não poderíamos deixar de destacar uma data muito especial que é o dia do profissional de RH, celebrado neste dia 03 de junho.
03/06/2022 17:07:52

As atividades do RH vão além de entrevistar, selecionar, contratar ou demitir funcionários. A gestão de pessoas é responsável por agregar valor, cuidar, supervisionar e motivar os colaboradores de uma organização.

Cada vez mais, o RH fala a mesma língua da alta gerência de uma organização. Hoje, o setor conta com subsídios para oferecer dados, números e demais informações que servirão de suporte para as tomadas de decisão da empresa.

O acesso ao saneamento e água tratada é determinante para a geração de trabalho e crescimento da economia. Os profissionais do saneamento básico desempenham atividades ligadas ao serviço e buscam levar transformação, com mais saúde e qualidade de vida para a população.

E a atuação desses profissionais ocorre de ponta a ponta. É tão ampla que engloba desde engenheiros, que buscam soluções técnicas para as obras e empreendimentos, aos técnicos de gestão ambiental que orientam a comunidade sobre a importância da ligação na rede de esgoto e as boas práticas de consumo, os laboratoristas, encanadores, eletricistas, entre outros profissionais.

Na Saneul há cerca de 1.400 empregados que diariamente prestam um serviço de qualidade, levando a água tratada para centenas de famílias sul-mato-grossenses.

Logo, o papel do RH é fazer com que todo o processo empresarial funcione da melhor forma na rotina da organização e, consequentemente, gerar profissionais de alta performance e resultados incríveis.

Conversamos com a gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A, para conhecer mais do trabalho desenvolvido na empresa.

- A Sanesul foi considerada uma das melhores empresas de saneamento do Brasil. Qual a importância do RH nesse contexto?

O RH como parceiro estratégico da Empresa tem um papel fundamental, além de manter toda a rotina de administração de pessoas em consonância com a legislação, quando busca melhores práticas de gestão de pessoas, capacitação e desenvolvimento, avaliação de desempenho com foco em competências, tudo isso contribui para o bom desempenho.

- Ao longo dos anos, a área de Recursos Humanos passou por inúmeras mudanças, tornando-se cada vez mais estratégico.  Qual é o papel do Rh na empresa de saneamento de MS, quais são suas atribuições?

A Empresa tem duas Gerências, sendo a GEAP e a GEDEP, que englobam todas as rotinas de administração de pessoas, benefícios, segurança e medicina do trabalho, carreira e remuneração, concurso público, avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento.

- Quais programas de gestão de pessoas podemos destacar? Há uma preocupação na empresa com o desenvolvimento dos profissionais?

Podemos destacar a implantação da Gestão de Desempenho e Resultados, o Auxilio Educação, que possibilita a melhoria da escolaridade dos colaboradores, e o Plano de Capacitação e Desenvolvimento, dentre outros.

- O setor de saneamento está em constate atualização. Como o Rh da empresa faz a capacitação dos seus funcionários?

​A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas possui uma equipe de profissionais que define, junto às áreas, as capacitações necessárias para as funções, incluindo cursos internos e externos. Destaca-se o Ensino a Distância, através da Plataforma Moodle, que foi implantada visando ampliação de capacitações, pensando no bem estar do colaborador, principalmente aqueles que estão em Unidades distantes de Campo Grande ou da sede regional, que hoje fazem suas atualizações em sua própria Unidade. Essa modalidade de ensino trouxe uma grande contribuição porque possibilita que muitos colaboradores façam os treinamentos em menor tempo e com menor custo.

- Como é realizado um processo de recrutamento e seleção de novos talentos? Quais as principais exigências da empresa?

A Sanesul tem a obrigatoriedade de oferecer vagas através de concursos públicos, às exigências estão definidas no Plano de Carreira e Remuneração-PCR

- Quais os principais desafios do RH dentro da companhia?

O maior desafio é acompanhar a evolução da Empresa, seja em relação às novas tecnologias, seja em relação às estratégias. Devemos sempre estar atentos às diretrizes e ações estratégicas, tudo que de certa forma afeta o dia a dia dos colaboradores, deve ser analisado e vinculado às políticas de gestão de pessoas.

- Hoje a qualidade de vida está muito ligada a ser uma boa empresa para trabalhar. De que maneira a Sanesul trabalha o bem-estar e qualidade de trabalho dos profissionais?

Oferecendo um Plano de Benefícios, incluindo o Plano de Saúde, tendo uma equipe Psicossocial que fornece o apoio necessário aos colaboradores. A empresa preocupa-se com o ambiente de trabalho, oferecendo bons equipamentos, renovando mobiliários, fornecendo uniformes e EPIs, orientando frequentemente sobre segurança do trabalho.