Walter Carneiro Júnior enaltece importância do 31ª Congresso da ABES

Diretor-presidente da Sanesul participa do 31º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
19/10/2021 14:31:09

Walter Carneiro Jr. durante o 31ª Congresso da ABES

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, enalteceu nesta terça-feira (19) a importância da realização da 31ª edição do Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que está ocorrendo em Curitiba (PR).

O mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil está sendo realizado em formato hibrido com participantes presenciais, no espaço Expo Unimed, e online, em plataforma digital.

Temas diversos estão sendo debatidos durante o Congresso, entre os quais, o painel “Água para consumo humano: portaria de potabilidade – avanços e desafios”, realizado na segunda-feira (18).

O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental acontece paralelamente a Feira Internacional de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

O evento teve início no último domingo (17) e terá sequencia até esta quarta-feira (20) com a participação da maioria das companhias de saneamento do país, entre as quais, a Sanesul, Sanepa (Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e Saneago (Companhia Saneamento de Goiás S/A).

“É um intercâmbio de informações que nos dá uma visão privilegiada para poder antecipar as ações necessárias para que a nossa companhia sempre esteja colocada entre as melhores do Brasil”, exaltou Walter Carneiro Júnior, ao mencionar pontos importantes ministrados durante a série de debates envolvendo várias questões relacionadas à área de infraestrutura de saneamento.

Segundo ele, trata-se de uma agenda muito importante porque há uma série de palestras e de painéis que discutem a realidade do saneamento básico em face da nova legislação, as mudanças contidas no Novo Marco Legal do Saneamento.”

O dirigente avalia que o evento representa compartilhamento, o intercâmbio de informações, uma vez que está discutindo na essência agenda sobre combate a perdas e tecnologias, além de outros pontos importantes visando o aprimoramento do setor.

“É o diagnóstico, a realidade de cada bacia hidrográfica do Brasil, regionalização, a discussão em torno dos novos modelos de negócios de performance, quais são os caminhos que as empresas podem tomar para serem mais competitivas.

Alceu Bitencourtt Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Neuri Freitas presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento)

E a gente entende que a Sanesul está no caminho certo, porque tudo que está sendo discutido aqui, de uma forma direta a diretoria já está buscando implementar na nossa companhia, questão de governança, de integridade, compliance. Realmente, rever todas essas questões da gestão pública para que a nossa empresa cada vez mais tenha um caráter privado de competitividade para poder estar inserida no mercado”, reforçou.

A Sanesul se destaca nacionalmente por ter avançado no cumprimento das exigências no novo Marco Legal do Saneamento, que tem o objetivo de garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com tratamento e coleta de esgoto.

Durante o evento, Walter Carneiro Júnior trocou impressões com os presidentes da ABES,  Alceu Bitencourtt, e da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), Neuri Freitas.

Na ocasião, o diretor-presidente da Sanesul debateu os efeitos do Novo Marco do Saneamento Básico, buscando construir caminhos para que as empresas estatais possam atender toda a normativa imposta pela nova regulamentação da lei.

Na tarde desta terça, o diretor-presidente da Sanesul participa do Painel que discute a realização do Fórum Mundial da Água, que ocorrerá no ano que vem no Catar, na Ásia Ocidental.

O fórum é o maior evento global sobre o tema e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água.

A ideia é  facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental.