Sanesul vai investir na ampliação da rede de esgoto em Laguna Carapã

15/04/2021 10:53:13

Foto: Acom/Melissa

Reunião com vereador Alex Cordeiro de Laguna Carapã

SANESUL e Governo do Estado estão priorizando o esgotamento sanitário nas cidades. O objetivo é tratar todo o esgoto doméstico das residências. Para isso, construiu a Parceria Público Privada – PPP do Esgotamento Sanitário, projeto que vai executar obras de rede de coleta, ligações domiciliares, estações elevatórias e ampliar as estações de tratamento dos municípios.

Outro caminho utilizado para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário é viabilizando recursos próprios, como por exemplo por meio do programa Avançar Cidades (FGTS), no qual a Sanesul garantiu junto á Caixa o valor de R$ 445,4 milhões para 46 municípios.

Laguna Carapã está prestes a receber R$ 3,2 milhões em obras, garantidos pelo Avançar Cidades. O recurso será utilizado pela Sanesul na construção de 23,5 km de rede coletora de esgoto. Segundo o planejamento estratégico, também serão executados mais 941 novas ligações domiciliares, ou seja, cada ligação é uma nova residência, é uma nova família que terá acesso ao tratamento do seu esgoto doméstico.

Essa semana, o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. recebeu um dos vereadores de Laguna Carapã, Alex Cordeiro, podendo explicar todo o processo de obras que está para iniciar.

“O município vai passar por uma transformação do saneamento. Com as obras de ampliação do sistema e esgotamento a Companhia vai levar para cada família mais qualidade de vida e saúde.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Laguna Carapã já foi concluída e está em operação

Para o município vamos colaborar para o seu desenvolvimento, as cidades que possuem água tratada e esgotamento são comprovadamente mais atrativas para novos moradores e investidores”, comentou Walter Carneiro Jr.

Em 2020, a Sanesul concluiu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Laguna Carapã, com capacidade de tratar 10,5 litros por segundo de esgoto bruto, que está em funcionamento. A estação foi o ponta pé inicial da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município.

Leia: Sanesul conclui a estação de tratamento de esgoto em Laguna Carapã -  http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-conclui-a-estacao-de-tratamento-de-esgoto-em-laguna-carapa

Investimento em saneamento - Na atual gestão do governo do estado, entre obras executadas, em execução e a executar, a Sanesul está investindo no município de Laguna Carapã R$ 11,2 milhões de reais em recursos cem por cento próprios.

Sobre o Programa Avançar Cidades - Na primeira etapa do Programa Avançar Cidades, que ocorreu em 2018, 16 municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados com o montante de R$ 190 milhões.

Em setembro de 2019, mais 16 cidades assinaram contratos do Programa, num total de R$ 119 milhões em investimentos.

Agora, a Sanesul deverá anunciar o novo grupo com mais 14 cidades que receberão recursos para implantação ou ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no total de R$ 136 milhões.  Laguna Carapã é uma das cidades deste grupo.

VEJA AS OBRAS E ESTRUTURAS DA SANESUL EM LAGUNA CARAPÃ