Sanesul tem projeto de ampliação do esgotamento sanitário para Pedro Gomes

O recurso é do programa avançar cidades e será integralmente investido na infraestrutura da rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico
19/02/2021 09:30:27

Foto: Acom

O prefeito William Luiz Fontoura esteve na sede da Sanesul para acompanhar o andamento do projeto de saneamento que a Sanesul tem para a cidade

Pedro Gomes vai ter o seu sistema de esgotamento sanitário ampliado pela Sanesul. Está programada a execução de 18,3 km de rede coletora de esgoto e 959 novas ligações domiciliares nos bairros da cidade.

O recurso é fruto do programa Avançar Cidades, viabilizado pela Sanesul junto à Caixa. Ou seja, são recursos próprios da empresa.

O projeto já está em licitação e as obras devem começar assim que o processo for finalizado e a empresa vencedora contratada.

O índice de cobertura de esgoto deve ultrapassar 50% após o término dessas obras.

“Por determinação do Governo do Estado, a Sanesul está investindo fortemente na infraestrutura de esgotamento sanitário dos municípios. Em Pedro Gomes, mais 959 imóveis terão acesso ao tratamento do esgoto doméstico, são famílias que ainda usam a fossa no quintal de casa. A partir do momento que a rede estiver concluída na rua, os moradores terão acesso ao  tratamento adequado do esgoto gerado na residência. É saúde pública a serviço de toda a comunidade”, comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. durante reunião com o prefeito municipal.

Mais duas estações elevatórias também serão construídas, obras na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, além de outras obras complementares do sistema.

“A população de Pedro Gomes fica tranquila sabendo que a cidade faz parte do grande projeto do Governo do Estado que vai universalizar o serviço de esgotamento sanitário em MS. Faltará pouco para termos a coleta em toda a cidade, todos os imóveis. É um ganho em saúde e um investimento na qualidade de vida e desenvolvimento de Pedro Gomes”, disse o prefeito William Luiz Fontoura.

Sobre o Programa Avançar Cidades - Na primeira etapa do Programa Avançar Cidades, que ocorreu em 2018, 16 municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados com o montante de R$ 190 milhões.

Em setembro de 2019, mais 16 cidades assinaram contratos do Programa, num total de R$ 119 milhões em investimentos.

Em 2020, a Sanesul tem novo grupo com mais 14 cidades que estão recebendo recursos para implantação ou ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no total de R$ 136 milhões.