Sanesul quer universalizar a coleta e o tratamento do esgoto em Amambai

14 bairros já estão enviando o esgoto doméstico na rede de coleta da Sanesul; o material é tratado na estação (ETE) da cidade
25/02/2021 09:08:36

Foto: Melissa/Acom

Vereadores de Amambai visitaram a Sanesul para conhecer o plano de investimento da cidade

A Sanesul tem um grande projeto para ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Amambai. São 80 km de rede coletora de esgoto e mais de 4 mil ligações domiciliares para executar.

Até o momento, 31% do projeto foi executado. Os bairros que já foram beneficiados são o Marechal Rondon, Pazeto, São Francisco, São Luiz, Alva, Santa Catarina, Mariana, Fioramonte, Martins, Glória, Indiana, Nhú Verá, Alcindo Franco Machado e Vila Mangay. Os moradores já estão interligando imóveis, utilizando o serviço, podendo desativar as fossas que são utilizadas.

A rede de coleta que fica na rua é ligada no imóvel para captar todo o esgoto que é produzido. Depois ele é transportado até a estação onde passa por tratamento rigoroso e é devolvido para o ambiente sem perigo de poluição.

Amambai possui recursos da primeira etapa do programa Avançar Cidades (convênio da Sanesul com a Caixa Econômica).

Estação de Tratamento de Esgoto em Amambai é completa, e faz todo processo de tratamento do material coletado

O valor é expressivo, R$ 16,8 milhões, para serem aplicados apenas em esgotamento sanitário. O objetivo é que 90% da cidade use o sistema de coleta no fim dessas obras.

“Amambai faz parte do projeto de universalização do saneamento que o Governo do Estado e a Sanesul criaram para o Estado. Com essas obras do avançar cidades o serviço de esgotamento vai cobrir mais de 90% dos imóveis da cidade. Como já universalizamos o fornecimento de água, estamos concentrados em levar o esgotamento sanitário para todos os moradores, promover mais saúde e qualidade para se viver”, explicou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

Investimento - Vereadores do município estivem com a diretoria da Sanesul para conhecer o plano de investimento criado pela empresa para Amambai. Na atual gestão do governo do estado, a Sanesul investe R$ 22,4 milhões em água e esgoto em Amambai, município com agricultura e pecuária bem desenvolvidas, sendo a maior fonte econômica.