ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul perfura poços em dois distritos e mais dois municípios de MS

Os poços nas 4 localidades é um investimento com recursos da própria Sanesul, totalizando R$ 1,2 milhão no abastecimento de água tratada.
Escrito por ACOM/SANESUL
28/07/2021 14:08:34    


Área de perfuração do poço CPS-016 em Chapadão do Sul, com previsão de uma vazão de 100 m³/hora

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está perfurando poços nos distritos de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti) e de Vila Quebracho (Anaurilândia), visando aumentar a produção de água, trabalhando preventivamente aos problemas de falta de água nessas regiões. Além disso, a empresa está iniciando perfurações de poços em Chapadão do Sul e em Amambai.

Governo do Estado e Sanesul têm investido na perfuração e ativação de poços para aumentar a capacidade de produção de água para toda a população de MS, são cerca de 39 projetos de novos poços em várias cidades do Estado, muitos já concluídos e outros em processo de licitação ou contratação.

As ações e projetos em água são preventivas e atendem aos anseios da população que cresce nessas localidades. Os poços nas 4 localidades é um investimento com recursos da própria Sanesul, totalizando R$ 1,2 milhão no abastecimento de água tratada.

Ações preventivas - Emergência hídrica

Há dois anos, Governo do Estado e Sanesul acompanham a diminuição das chuvas em períodos prolongados de seca no Estado. Por isso, intensificaram investimentos na perfuração de novos poços, no aumento de reservação de água tratada e no controle de perdas.

Este ano, mesmo com o alerta de emergência hídrica para Mato Grosso do Sul entre junho e setembro emitido pelo Governo Federal, a situação do abastecimento de água nas cidades operadas pela Sanesul é estável.

Área onde está sendo perfurado o poço em Distrito de Palmeiras

As ações preventivas realizadas garantem maior tranquilidade para a empresa e a população. Porém, o alerta exige monitoramento constante já que a situação deste ano é bem atípica, e coloca em atenção os estados que compreendem a Bacia do Rio Paraná, devido a escassez ou pouco volume de chuvas nos últimos meses, e sem previsão.

“A população de Mato Grosso do Sul precisa estar preparada e colaborar fazendo o uso consciente da água tratada que chega nas torneiras, consertando vazamentos, tendo banhos rápidos, economizando no dia a dia. É uma seca que não acontecia há décadas", alertou o dirigente da estatal Walter Carneiro Jr.

Diante desse período de seca no Estado, o Governo do Estado está em alerta já que a falta de chuvas também compromete outros setores, como agricultura e energia elétrica.

“Estão em andamento vários planos de investimentos nos municípios. A Sanesul faz a ampliação de reservatórios, instalação de centros de bombeamento, setorização e melhoria nas redes de distribuição em diversas localidades. No que depender de nós, continuamos com investimentos para ter mais poços e garantir o abastecimento de água mesmo em tempos tão difíceis”, garante o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.


Foto: Acom

Área de perfuração do poço em Vila Quebracho



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.