Sanesul investirá mais de R$ 3,1 milhões na ampliação do sistema de esgoto em Anaurilândia

Cidade tinha 46,61% da área de cobertura de esgoto em dezembro e passará a contar com 98% a partir da conclusão das novas obras autorizadas, o que praticamente atinge a meta da universalização estabelecida.
26/01/2022 15:01:45

Walter Carneiro Júnior entrega Troféu Rota do Saneamento ao prefeito Edson Takazono

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), deu mais um passo a caminho da universalização do esgotamento sanitário na cidade de Anaurilândia.

O diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, assinou ordem de serviço, no último dia 21 de janeiro, para execução de importantes obras de saneamento na cidade.

O contrato assinado prevê investimento de R$ 3.189.000,00 na execução de obras no município, com implantação de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares.

Pelo convênio, a empresa terá um prazo de 12 meses para concluir a obra, que terá recursos próprios da Sanesul como parte do Programa Avançar Cidades.

Os investimentos em Anaurilândia e nos demais 67 municípios atendidos pela Sanesul fazem parte da Rota do Saneamento, que tem cumprido um extenso cronograma de entrega de obras por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Ridel.

Nesse sentido, a empresa reforça o avanço na ampliação do esgotamento sanitário em Anaurilândia visando à meta de universalização do setor, estabelecida pelo Governo do Estado.

Localizada na região do Vale do Ivinhema, Anaurilândia tinha 46,61% da área de cobertura de esgoto em dezembro e passará a contar com 98% a partir da conclusão das novas obras autorizadas, o que praticamente atinge a meta da universalização estabelecida.

Para Walter Carneiro Júnior, universalizar o saneamento, incluindo abastecimento de água tratada e esgoto, é fundamental para que haja melhoras em diversos aspectos da sociedade, principalmente nos quesitos socioeconômicos de um estado desenvolvido.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Assim como outros municípios, onde a Sanesul mantém contratos de concessão, Anaurilândia também é prioridade do cronograma de obras da Rota do Saneamento.

Em dezembro do ano passado, em cerimônia com a presença do prefeito Edson Takazono e outras autoridades, foram inauguradas a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade 20 litros por segundo, uma elevatória de esgoto tratado, 1.287 metros de emissário, 3.246 metros de rede coletora de esgoto,  424 ligações domiciliares de esgoto, reabilitação de 141 ligações domiciliares de esgoto, além de laboratório e urbanização e obras complementares.

No total, a Sanesul investiu à época R$ R$ 3.481442,17 na execução dessas obras para atender uma população estimada em 9.116 habitantes de Anaurilândia, segundo dados deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).