Sanesul fecha semana com grande volume de entrega de obras de saneamento

Os investimentos visam melhorar a qualidade de vida da população com abastecimento de água tratada e ampliação do sistema de esgotamento sanitário nas 68 cidades atendidas pela empresa.
29/10/2021 16:24:42

Foto: Saul Schramm

Reinaldo e Walter Carneiro Júnior entregam obras em Ladário

O governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), fechou a semana com um grande volume de entrega de obras de saneamento.

Os municípios de Nova Alvorada do Sul, Miranda e Ladário receberam respectivamente a visita do governador Reinaldo Azambuja e do diretor-presidente da concessionária, Walter Carneiro Júnior, na quarta (27), quinta (28) e sexta-feira (29).

Os investimentos, em sua maioria com recursos próprios da Sanesul e por meio de parcerias, visam melhorar a qualidade de vida da população com abastecimento de água tratada e ampliação do sistema de esgotamento sanitário nas 68 cidades atendidas pela empresa.

Enquanto a maioria dos estados brasileiros encontra dificuldades no grande desafio para atingir o cumprimento das metas estabelecidas pela legislação no setor de saneamento básico, o processo de universalização do esgotamento sanitário avança gradativamente em Mato Grosso do Sul.

Por onde tem passado cumprindo a agenda da Rota do Saneamento, Walter Carneiro Júnior reafirma o compromisso da Sanesul em cumprir essa meta da universalização estabelecida pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Eduardo Riedel, se antecipando assim ao prazo definido pelo Marco Legal do Saneamento Básico.

NOVA ALVORADA DO SUL

Foi assim na última quarta-feira em Nova Alvorada do Sul, onde o diretor-presidente da Sanesul e o governador Reinaldo Azambuja assinaram ordem de serviço visando à execução de obras de infraestrutura de saneamento no município.

A empresa vai ampliar a rede de coleta do esgoto doméstico dos imóveis da cidade, proporcionando qualidade de vida e saúde pública para um maior número de moradores.

São 45.6 km de rede, 2.786 ligações de imóveis e duas elevatórias, investimentos como parte da terceira etapa do programa Avançar Cidades.

Os bairros beneficiados são o Indaiá, Jardim Popular, Vacílio Dias, Nilton Nogueira Coelho, Nilton Nogueira Coelho II, Wilson Cardoso, Aparecido Lapere, Jaime Medeiros II, Jardim Eldorado, Nova Alvorada, Alvorada Posto Trevão, Vila Bressan, Vila Maria de Lourdes, Clotilde Martins "parque Alvorada", Maria de Lourdes Marson Stradiotti, Maria de Lourdes Marson Stradiotti - expansão, Maria de Lourdes Marson Stradiotti - expansão II.

De acordo com a diretoria da Sanesul, serão aplicados R$ 9.546.322,62 de recursos da própria empresa nas obras de esgoto para atender a demanda da cidade.

Cerca de 9.166 moradores serão beneficiados com as melhorias e expansão da cobertura de esgotamento sanitário de Nova Alvorada do Sul.

O investimento faz parte do projeto de universalização do esgotamento sanitário liderado pelo Governo do Estado e Sanesul, com o objetivo de oferecer acesso ao saneamento básico para todos os moradores, promovendo a qualidade de vida por meio da saúde pública com a coleta do esgoto doméstico.

Também foi autorizada a construção de um moderno escritório de atendimento ao público da Sanesul dentro dos padrões das demais cidades.

MIRANDA

Em Miranda, Sanesul e Governo assinaram ordem de serviço e autorizaram na quinta-feira (28) o início de importantes obras visando dar mais segurança hídrica ao município, localizado na região do Pantanal.

No total, serão aplicados R$ 2.899.206,00 em obras de saneamento no município que fica a 202 quilômetros de Campo Grande.

Os investimentos incluem a ordem de serviço para perfuração de um poço tubular profundo (MIR-002), um investimento de R$ 299.206,00, e autorização de licitação para mais um reservatório de água tratada com capacidade de um milhão e cem mil litros de água (RAP-005).

Também foram autorizadas a reforma do reservatório RAP-004 e a urbanização da área dos demais reservatórios e a setorização da água. O valor estimado para dessas obras é de R$ 2.600 milhões.

LADÁRIO

Em Ladário, nesta sexta, foram entregues a implantação de 13.5km de rede coletora de esgoto, 723 ligações domiciliares, uma estação elevatória e demais obras complementares. Essas obras terão investimento de R$ 3.143.683,98 com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e contrapartida da Sanesul.

Os bairros contemplados são Seac, Mista, Boa Esperança, Santo Antônio, Mangueiral e imediações.

Também foram inauguradas a construção de um reservatório apoiado metálico de 500 mil litros, os 2.200 metros da adutora, a urbanização e obras complementadores, totalizando um investimento de R$ 2.548.530,85.

Na mesma cerimônia, Reinaldo Azambuja e Walter Carneiro Júnior autorizaram a execução de 5.7 km de rede coletora de esgoto e 303 ligações domiciliares de esgoto, um investimento no valor de R$ 3.700.00,00 milhões, como parte da terceira etapa do programa Avançar Cidades.

Ao todo, o governo do Estado e a Sanesul estão investindo um total de R$ 9.392.214,83 para atender a população de Ladário.

Foto: Saul Schraam

Reinaldo Azambuja elogiou trabalho da Sanesul

Foto: Saul Schraam

Várias obras foram entregues em Ladário