Reunião virtual discute os desafios da regionalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil

O encontro que reuniu secretários de Estado, diretores e presidentes de empresas de saneamento de todas as regiões do país foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A vídeo conferência contou com a presença do secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel e do Diretor-Presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.
27/04/2021 15:44:06

Foto: ACOM

O secretário de Infra-estrutura Eduardo Hiedel participou da reunião virtual acompanhado da presença do diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr e do Gerente Jurídico da estatal, Dr. Eder Alves dos Santos.

A reunião virtual que discutiu as possibilidades de modelos para a regionalização previstas no novo Marco legal do saneamento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional – Rogério Marinho, dos representantes da Frente Parlamentar do Saneamento – Deputados Enrico Misasi e Geninho Zuliani e do presidente do BNDES Gustavo Montezano.

Durante duas horas, secretários de Estado, diretores e presidentes de empresas de abastecimento conheceram alguns modelos de negócios que propõem soluções para o saneamento nas mais diversificadas regiões do Brasil.

Foram discutidos os desafios da regionalização dos serviços de saneamento no Brasil

Um deles foi apresentado por Marília Carvalho de Melo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, que propôs soluções definitivas para uma das regiões mais carentes do País – O Vale do Jequitinhonha.

A diversificação das mais variadas realidades encontrada dentro de um país continental como nosso, coloca o Brasil diante de um grande desafio: encontrar o modelo para acelerar o acesso ao saneamento a toda população.

Diante deste cenário, o Estado de Mato Grosso Sul sai na frente. O pioneirismo encampado pela concretização da PPP – Parceria Público Privada entre a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal marca um novo ciclo da história do saneamento no Brasil e vai fazer do Mato Grosso do Sul o primeiro estado da federação a ter o sistema de esgotamento sanitário totalmente universalizado.