ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Referência no país, Sanesul exporta experiência em Governança durante seminário nacional

O diretor-presidente da concessionária, Walter Carneiro Júnior, abre às 8h45 desta terça-feira (23), o ‘16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas', que ocorrerá por meio das plataformas digitais. O encontro terá sequencia na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).
Escrito por ACOM/SANESUL
22/11/2021 08:12:23    


Walter Carneiro Júnior em reunião na Sanesul

Referência no País por cumprir as regras estabelecidas na chamada ‘Lei de Governança’, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) decidiu ‘exportar’ toda experiência adquirida sobre o tema durante grande debate nacional com a participação de autoridades e especialistas no assunto.

O diretor-presidente da concessionária, Walter Carneiro Júnior, abre às 8h45 desta terça-feira (23), o ‘16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas, que ocorrerá por meio das plataformas digitais. O encontro terá sequencia na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).  

O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, Sanesul e Instituto MS Competitivo, com participação gratuita. 

Na prática, o decreto de julho de 2016, trata a governança pública como um ‘conjunto de mecanismos e estratégias visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços eficientes à população’.

Pioneira no alinhamento da engrenagem em torno da política de governança, a Sanesul, inclusive, tem sido convidada a participar de eventos em vários estados interessados na efetivação do novo modelo de gestão, como Alagoas e Brasília.

A gestão de excelência da Sanesul despertou o interesse do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), ganhou elogios do secretário nacional de saneamento, Pedro Maranhão, que esteve em Campo Grande em outubro para se reunir com a direção da empresa, e recentemente foi destaque no ‘1º Seminário Contratos de Concessão e PPP em Saneamento Básico à Luz do Marco do Saneamento’, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), na capital.

Durante encontro recente com Walter Carneiro Júnior, o ministro Wagner de Campos Rosário, da CGU (Controladoria Geral da União), também enalteceu o trabalho da Sanesul e garantiu participar do ‘16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas.

Walter Carneiro Júnior assinala que a diretoria da Sanesul se dedicou muito na construção e na adequação às novas regras da legislação a ser cumprida pelas empresas, e hoje tem o privilégio de ser referência nacional.

O diretor-presidente da Sanesul observa que a eficiência operacional e financeira da concessionária teve papel fundamental no processo de implantação da estrutura de governança da empresa, saindo, mais uma vez, na frente das demais companhias públicas do país.

Segundo ele, a PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo governador Reinaldo Azambuja no ano passado com o Grupo Aegea, por exemplo, é fruto desse trabalho bem-sucedido da diretoria da empresa que é concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário em 68 municípios de Mato Grosso do Sul.

A partir daí, a Sanesul ganhou o status de referência nacional no cumprimento das metas de universalização do sistema de esgotamento sanitário, quesito fundamental exigido pelo Novo Marco Legal do Saneamento. 

O objetivo é atingir essa meta em até 10 anos, se antecipando assim às novas regras do saneamento básico do país.

O dirigente reforça que o encontro será de fundamental importância nas ações de compliance, gestão de risco e de governança nas empresas públicas do Brasil, principalmente porque envolve a participação de profissionais capacitados e elevado grau de experiência sobre o assunto.

“Nós construímos um modelo de seminário para poder discutir o que está acontecendo no Brasil, 12 companhias irão participar,   emprestando seus profissionais para trazer as diferentes visões e interpretações que essa nova lei tem. Existe muita dúvida, muita interpretação diferente da nova norma. Acredito que esse intercâmbio de informação, essa oportunidade de capacitação, que é uma preocupação constante da Sanesul, estar capacitando o seu corpo técnico para que nós possamos enfrentar as novas regras de mercado no saneamento básico no Brasil”, será um sucesso”, enfatizou o dirigente.

PAINEÍS

Durante o evento, serão debatidos os papéis e responsabilidades das três linhas no gerenciamento de riscos ESG, Cibernéticos e de Integridade.


Foto: Acom

Walter Carneiro Júnior, diretor-presidente da Sanesul



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.